Categorias: Governamental

Como a alimentação escolar pode contribuir no desenvolvimento das crianças

A alimentação escolar é de grande importância para o desenvolvimento das crianças, sobretudo nos processos de aprendizagem.

As escolas que fornecem refeições para os alunos precisam pensar cuidadosamente no cardápio oferecido, para que diariamente eles possam consumir todos os nutrientes importantes para a manutenção da saúde e que são capazes de influenciar positivamente em outras questões.

Descubra no conteúdo de hoje um pouco mais sobre o trabalho das escolas na alimentação durante a infância e a adolescência e como um parceiro pode ser importante nesse processo.

Alimentação na escola como o início de hábitos mais saudáveis

As crianças geralmente entram na escola perto dos 4 anos de idade e esse é o primeiro ambiente em que convivem com um número maior de pessoas.

Os primeiros hábitos alimentares que elas possuem vêm dos familiares e nessa idade eles já possuem alguns gostos e também preferências por alguns alimentos.

Ainda com pouca autonomia para escolher quais alimentos irão consumir, na infância os pais são os grandes responsáveis por moldar o cardápio dos pequenos.

Quando eles chegam na escola, podem encontrar crianças com hábitos alimentares parecidos e outras com preferências bem diferentes. O ideal seria que todos já possuíssem um cardápio variado e com todos os nutrientes necessários, mas nem sempre é assim.

Com isso, fica para a escola o papel de conscientizar os pais e também incentivar as crianças a consumirem refeições mais saudáveis.

Esse contato com as outras crianças que possuem bons hábitos alimentares pode inclusive servir como incentivo para mudar os alimentos que uma criança consome.

Nos primeiros anos na escola esse trabalho é um pouco mais lento, mas com o desenvolvimento das crianças, elas se tornam mais independentes e vão definindo suas preferências.

Tanto a escola, quanto a família têm como papel guiá-los por um caminho onde a grande parte dos alimentos que eles gostem também sejam bons para a saúde e desenvolvimento.

Atingir esse resultado não é simples, não irá partir de uma única ação e precisa ser feito de uma maneira lúdicapara que os alunos se divirtam aprendendo sobre esse tema, que é tão importante para a vida deles, e desde cedo possam adquirir bons hábitos alimentares.

Parcerias na alimentação escolar para promover a educação alimentar

Para as escolas se dedicarem ainda mais nesse trabalho relacionado à alimentação, contar com uma empresa especializada no assunto pode ser um bom caminho.

Dessa forma, a instituição pode ganhar benefícios na qualidade das refeições oferecidas, maior variedade nos alimentos e apoio para ações que incentivem a educação alimentar.

A Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação é uma dessas empresas que pode ajudar nesse trabalho, além de também oferecer o que há de melhor e mais inovador para a alimentação escolar.

Algumas das escolas públicas que já contam com o serviço terceirizado[GM1] [GM1] de alimentação também possuem ações de conscientização com os pais via email, cartazes pelo restaurante da escola promovendo uma alimentação mais saudável e projetos focados na educação alimentar de uma forma mais divertida, por exemplo.

A alimentação sem dúvidas é uma das grandes responsáveis pela manutenção da saúde das crianças, uma parte importante no processo de aprendizagem e consequentemente em proporcionar um melhor desenvolvimento durante a infância.

Um investimento em alimentação escolar certamente é algo que pode melhorar e muito essa fase tão importante da vida.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Risotolândia nas escolas clique aqui e acesse o site. 

admin433

Posts Recentes

Conheça algumas características necessárias para os profissionais do futuro

Você já ouviu falar no profissional do futuro? Ele é uma consequência das inúmeras mudanças…

8 horas atrás

Vantagens de contratar serviços de alimentação coletiva

Já ouviu falar de empresas terceirizadas de refeições coletivas? Esse é um meio de fornecer…

1 semana atrás

Conheça alguns hábitos alimentares que podem ser prejudiciais a saúde

Ter bons hábitos alimentares é o primeiro passo para ter uma boa saúde, controlar a…

1 semana atrás

4 dicas para melhorar a liderança no trabalho

Aprender sobre liderança no trabalho é uma importante tarefa para profissionais que desejam obter sucesso…

1 semana atrás

Sabia que alguns alimentos podem gerar queda de produtividade no trabalho? Conheça alguns deles

Está sofrendo com a queda de produtividade no trabalho? O problema pode estar na sua…

2 semanas atrás

Alimentação para pacientes com doenças hepáticas

As doenças hepáticas são as que atacam o fígado, órgão responsável por uma série de…

2 semanas atrás