Categorias: Saúde

Entenda como a alimentação hospitalar contribui na melhora do paciente

A alimentação hospitalar é um aspecto fundamental quando se fala na recuperação do paciente. Isso porque, a nutrição pensada de acordo com as necessidades de cada pessoa é capaz de fornecer os nutrientes necessários para potencializar a melhora. Seja em casos de doenças ou mesmo na recuperação pós-operatória, implementar uma alimentação individualizada faz toda a diferença. Ela auxilia na redução do tempo de internação e estimula a qualidade de vida dentro do ambiente hospitalar.

A atuação de uma equipe multidisciplinar focada na melhora do paciente é o grande diferencial dos tratamentos médicos da atualidade. E esse fator contribui consideravelmente para a melhora, acelerando o processo de recuperação ao oferecer todos os nutrientes necessários para a sua saúde do paciente. Pensar a alimentação hospitalar é fundamental para proporcionar um espaço de recuperação mais saudável e agradável para o indivíduo que está hospitalizado.

Inclusive, esse é um tema extremamente necessário de ser discutido, visto que a desnutrição dos pacientes é um dos grandes problemas enfrentados pelos hospitais. Dessa forma, os enfermos acabam precisando de um tempo ainda maior de internação, já que os problemas transcendem o fator que originalmente gerou a internação. A desnutrição contribui para a piora dos quadros clínicos e dificulta o processo de recuperação, deixando o paciente mais debilitado e fragilizado.

Leia também: O papel do nutricionista na alimentação hospitalar

Como melhorar a alimentação hospitalar?

Para reverter esses quadros e proporcionar uma alimentação de qualidade para os pacientes, é preciso pensar além. É claro que as dietas hospitalares devem seguir as restrições médicas e abranger diferentes necessidades, olhando de forma individualizada para cada situação. De acordo com cada doença, medicações ou o motivo da hospitalização, a equipe de nutricionistas deve avaliar a situação e, assim, desenvolver uma dieta baseada nas condições atuais do paciente.

No entanto, ainda com as restrições, é possível criar cardápios saborosos e variados. Essas refeições têm um papel muito importante e vão além de simplesmente alimentar. Elas ajudam a proporcionar a sensação de bem-estar, estimulam a qualidade de vida mesmo no período da internação e, assim, motivam o paciente na sua plena recuperação.

Quebrando tabus na alimentação hospitalar

A alimentação hospitalar é motivo de cara feia para muitas pessoas. Afinal, a ideia de uma comida sem graça servida aos enfermos perdurou durante muitas décadas. No entanto, os tempos são outros e a nutrição hospitalar tem passado por significativas mudanças. Hoje em dia, é possível elaborar dietas restritas, porém cheias de sabor. Investir em alimentos diversificados e prezar por um preparo de qualidade faz toda a diferença. Com essa nova prática, o cenário da desnutrição hospitalar tende a diminuir, estimulando a recuperação e o bem-estar mesmo em um leito de hospital.

Além de investir no preparo cuidadoso e em ingredientes diversificados, é possível melhorar a alimentação hospitalar com pequenos gestos. Um prato bonito, com atrativos visuais, colorido e com aromas frescos estimula a vontade de comer. Se você deseja saber mais sobre esse assunto e descobrir soluções eficientes para repensar a alimentação hospitalar, acesse nosso site.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

3 semanas atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

3 semanas atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

4 semanas atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

1 mês atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

1 mês atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

2 meses atrás