Categorias: Governamental

Os benefícios de uma boa alimentação na infância

Uma alimentação saudável na infância é o primeiro passo para uma vida mais duradoura e com maior bem-estar.

A infância e a juventude são fases de aprendizado, nas quais todos passam por diversas transformações. Fazer com que essas mudanças aconteçam da forma mais natural possível é um dos objetivos de adotar hábitos mais saudáveis desde o início da vida.

As refeições possuem um impacto em tudo que fazemos diariamente, é ela quem nos fornece energia, mantém o corpo funcionando corretamente e ajuda no desenvolvimento.

Então, nada mais justo do que ter um cuidado especial com elas. Confira como os alimentos podem beneficiar o desenvolvimento infantil.

Por que incentivar a alimentação saudável na infância?

A infância é uma fase de desenvolvimento e quanto a isso certamente não restam dúvidas. Além disso, este é o período em que elas estão descobrindo o mundo e mais dispostas a aprender do que nunca.

Esse é o cenário ideal para iniciar o incentivo a uma série de hábitos positivos que as crianças podem iniciar agora e levar para a vida toda.

Um deles é a prática de esportes, por exemplo. Essa é uma atividade que pode ser um importante agente socializador, contribuir no desenvolvimento físico, aumento da capacidade motora, entre outros benefícios.

À medida em que uma pessoa vai crescendo e atingindo novas fases da vida, é cada vez mais difícil mudar alguns hábitos. Por isso, o ideal é que boas práticas façam parte de nossas rotinas desde sempre.

Como em relação a qualquer outro assunto, com a alimentação isso não é diferente. A infância sem dúvidas é o melhor momento para inserir nas refeições os alimentos que possam trazer a maior quantidade de nutrientes para o corpo.

Muito se fala sobre o consumo de frutas e verduras nessa fase da vida e elas são sim muito importantes, mas o segredo de uma alimentação realmente saudável é a variedade e valor nutricional do alimento.

Se elas conseguirem aprender a importância desses itens e gostarem deles durante a infância, sem dúvidas o caminho para uma vida mais saudável foi iniciado.

O maior benefício de tudo isso é claro que é ter um bom estado de saúde durante toda a vida, já que é fundamental para desempenhar qualquer atividade, independentemente da idade.

A alimentação ajuda as crianças a aproveitarem a infância

Esta certamente é uma das fases mais importantes da vida e ter saúde é um requisito básico para conseguir aproveitar, não é mesmo?

Como falamos no tópico anterior, bons hábitos alimentares são o caminho ideal para ter uma boa saúde.

O que mais queremos para as crianças e jovens é que eles possam aproveitar esse período para brincar, praticar esportes, se divertir e, claro, estudar. Para conseguir tudo isso, em primeiro lugar é preciso ter saúde, mas também ter energia, disposição, felicidade e bom humor.

E o caminho para isso é possuir uma boa alimentação! Ela sem dúvidas pode ser a base para uma ótima infância.

Por isso, é muito importante o papel dos pais, responsáveis, da escola e todos que tenham contato com as crianças no incentivo a realizar boas refeições e adotar bons hábitos de vida.

A educação alimentar é um ponto que pode ser trabalho sobretudo nas escolas, mas também desde os primeiros anos de vida em casa.

Conheça mais sobre esse assunto e o papel das escolas no incentivo à alimentação mais saudável na infância, clicando aqui.

Risotolândia

Ver comentários

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

1 mês atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

1 mês atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás