Categorias: Saúde

Conheça 5 alimentos importantes para aumentar a imunidade

A alimentação é a principal fonte dos nutrientes necessários para o correto funcionamento do organismo e consequentemente para a manutenção da saúde.

Um dos pontos em que ela possui uma grande parcela de atuação é em nosso sistema imunológico, o responsável pela defesa do organismo contra os causadores de doenças, como os vírus, por exemplo.

Com esse sistema em dia, a imunidade estará alta e nós temos menos chances de contrair algum tipo de doença.

No período em que vivemos atualmente essa com certeza é uma situação em que todos desejam estar longe. Por isso, no conteúdo de hoje vamos apresentar alguns alimentos  para aumentar a imunidade e se prevenir contra as doenças.

Lista: 5 alimentos para aumentar a imunidade

Antes de contar um pouco mais sobre estes alimentos, é muito importante reforçar que não adianta consumi-los esporadicamente, quando sente algum incômodo ou sintoma de doença.

Possuir uma dieta diária balanceada e variada é muito importante e pode ajudar não apenas a aumentar a imunidade, mas também a cuidar da saúde e desenvolvimento do corpo da melhor maneira.

Conheça agora o que você pode consumir para manter a imunidade alta e sua vida mais saudável.

1 – Gengibre

O gengibre é um daqueles ingredientes que nós não estamos tão acostumados a utilizar no dia a dia, mas que pode fazer muito bem para a saúde. Ele é rico em vitaminas B6, C e possui agentes importantes contra a ação bacteriana.

Seu consumo pode ser feito principalmente em sucos, águas saborizadas e até mesmo como tempero em algumas receitas.

Além de contribuir para o aumento da imunidade, o gengibre também pode ajudar contra as inflamações na garganta.

2 – Laranja

Aqui neste tópico, nós poderíamos ter escolhido qualquer fruta cítrica, mas optamos pela laranja por ela ser uma das mais populares. Seu principal nutriente é a vitamina C e ela possui ação importante para as defesas do organismo. Além disso, a laranja também tem fibras, que auxiliam o nosso corpo.

Para consumi-la as formas são variadas, podendo comer a fruta pura, em sucos naturais, misturada na comida, etc.

Outras opções para que o corpo capte nutrientes semelhantes são os limões e morangos.

3 – Peixes

Os peixes foram os escolhidos para representar os alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6. Esses nutrientes são importantes para cuidar da saúde de uma forma completa e, é claro, que também seriam relevantes para manter o sistema imunológico funcionando da melhor forma.

Além dos peixes, outros frutos do mar também são ricos nesses nutrientes. Uma opção é consumir produtos como o azeite de oliva, por exemplo.

4 – Água

A água sem dúvidas precisa fazer parte do dia a dia de todos nós. Sem dúvidas em algum momento alguém já te recomendou que consuma água ou que aumente o quanto consome.

Manter o corpo hidratado é uma excelente forma de torná-lo mais saudável e também de se prevenir contra as doenças.

Em média é recomendado o consumo de 2 litros de água por dia, isso para que o nosso organismo desempenha suas funções corretamente e também para auxiliá-lo nesse trabalho.

5 – Brócolis

O brócolis foi mais um alimento escolhido para representar um grupo que pode trazer diversos benefícios para a saúde. Estamos falando dos vegetais verde-escuro, como a couve, a rúcula e o espinafre.

Todos eles são ricos em ácido fólico, vitamina A e C. Essa combinação contribui na produção de glóbulos brancos, que são os responsáveis por defender o organismo de possíveis ameaças.

Essas foram apenas algumas opções de alimentos para aumentar a imunidade. Existem muitos outros que também podem contribuir nesse sentido e formar um cardápio ainda mais completo.

O grande segredo é inserir as de sua preferência nas refeições diárias e manter o consumo constante desses itens que podem ajudar a proteger o corpo e a saúde.

Quer saber mais sobre a importância dos hábitos alimentares e a relação deles com a prevenção de doenças? Acesse o nosso blog e confira conteúdos completos.

Risotolândia

Posts Recentes

Conheça 6 alimentos que ajudam no combate à depressão

O combate à depressão pode ser feito de diversas formas e sempre com acompanhamento médico.…

3 dias atrás

Entenda a diferença entre trabalho remoto e home office

Trabalho remoto, home office, modelos híbridos de trabalho e vários outros nomes têm sido presença…

3 dias atrás

Conheça a dieta do cérebro e porque ela deve ser trabalhada desde a infância

Dieta do cérebro. Pode até soar um pouco estranho, não é mesmo? Mas este é…

2 semanas atrás

5 dicas de livros para gestores de RH

Bons gestores de RH precisam estar atentos às mudanças e novidades no mercado, que ano…

2 semanas atrás

Veja como os alimentos podem ajudar no tratamento de doenças autoimunes

A alimentação possui um papel de grande importância no tratamento de doenças autoimunes. O diagnóstico…

2 semanas atrás

3 formas de otimizar os custos da sua empresa

Encontrar formas de otimizar os custos é um assunto que sempre tem relevância dentro das…

2 semanas atrás