Categorias: Saúde

Conheça 5 alimentos ricos em vitamina D

Você sabe quais alimentos são ricos em vitamina D? Esse nutriente é muito importante para o correto funcionamento do organismo, prevenção de doenças e ainda pode contribuir com o desenvolvimento durante algumas fases da vida.

A alimentação de maneira geral possui um papel de grande relevância quando se trata sobre o cuidado com a saúde. Devido a isso é bem interessante que a gente entenda o valor nutricional dos alimentos, os benefícios deles e alternativas para dar mais sabor ao dia a dia e ainda cuidar do corpo.

Neste conteúdo vamos contar um pouco sobre como a vitamina D atua no organismo e também dar algumas dicas de alimentos ricos nesse nutriente.

Importância da vitamina D

A sua lista de benefícios é bastante extensa, mas vamos mostrar alguns dos mais importantes para dar uma ideia sobre a relevância dela em nosso dia a dia.

Uma das áreas onde a vitamina D faz mais diferença é na saúde e fortalecimento dos ossos. Isso acontece, pois ela ajuda principalmente a regular os níveis de cálcio e fósforo no organismo. Outra parte do corpo que pode ser fortalecida por ela são os dentes.

A prevenção de doenças é mais uma vantagem que quem consome alimentos ricos nesse nutriente terá, já que ela contribui contra a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e ainda ajuda a aumentar a nossa imunidade.

Além disso, também ajuda no processo de crescimento, no combate ao raquitismo e no correto funcionamento de vários órgãos.

Alimentos ricos em vitamina D

Antes de começar a lista com os alimentos ricos em vitamina D também é preciso falar que a alimentação não é a única forma de conseguir esse nutriente. A exposição ao sol também ajuda e muito nesse sentido.

Esse processo estimula a produção de vitamina D dentro do organismo e também pode ajudar em outras questões. É sempre importante lembrar que também é preciso tomar os devidos cuidados ao se expor aos raios ultravioletas.

A alimentação aparece como uma alternativa para aumentar os níveis desse nutriente no organismo e a seguir vamos apresentar quais alimentos podem ajudar você com isso.

1 – Ovos;

2 – Peixes, como a sardinha, o salmão e o atum;

3 – Iogurte;

4 – Fígado de boi;

5 – Queijos, como o cheddar e o suíço.

Alguns desses alimentos já fazem parte da sua rotina? Se ainda não fazem já está na hora de inseri-los no seu cardápio, principalmente para melhorar suas refeições. Aproveite e também adicione alguns itens que podem ajudar a aumentar a sua imunidade.

Clique aqui e confira algumas dicas que separamos para você.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

3 semanas atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

3 semanas atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

4 semanas atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

1 mês atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

1 mês atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

2 meses atrás