Categorias: Governamental

Alunos da rede pública de Curitiba e São José dos Pinhais recebem dietas especiais refrigeradas

Do total de 210.521 atendimentos feitos pela Risotolândia para parte dos alunos que estudam na rede pública de Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná, 1727 são para estudantes que precisam de cuidados especiais na alimentação. Isso porque eles têm restrições alimentares e recebem, todos os dias, refeições diferenciadas que seguem rigorosamente as recomendações médicas enviadas à Secretaria de Educação de cada município.

A responsabilidade na cozinha, para esses atendimentos, fica por conta da Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação – uma das fornecedoras do serviço que tem mais de 65 anos de experiência no segmento de refeições coletivas. Segundo a empresa, localizada em Araucária, para esse grupo de alunos atendido pela empresa, são produzidos mais de 485 tipos de cardápios que atendem necessidades individuais dos alunos. A maioria são celíacos, mas as dietas atendem crianças intolerantes à lactose, hipertensos, quadros de obesidade, crianças em tratamento oncológico e muitas outras patologias. Vale lembrar que todas as dietas são feitas em cozinhas isoladas e exclusivas para então serem entregues aos alunos, sempre com etiquetas que levam o nome da criança e o nome da escola para evitar possíveis erros na hora da distribuição.

No entanto, desde 2018, a empresa adotou uma nova modalidade de entrega dessas dietas diferenciadas, garantindo ainda mais qualidade aos alunos. “Iniciamos um novo método de entrega no qual a dieta chega na escola refrigerada, com temperatura de até 10°C, em embalagens indicadas para o aquecimento em micro-ondas, garantindo a integridade do alimento. Essa mudança, que já foi implantada em todas as escolas atendidas, garante ainda mais segurança alimentar e preserva as propriedades nutricionais do alimento, sem contar na praticidade de aquecer as refeições na própria unidade educacional em fornos micro-ondas”, comenta Thais Felix, nutricionista supervisora das dietas especiais na Risotolândia.

Foi a própria fornecedora que implantou o equipamento nas escolas que têm o serviço de dietas especiais. O aquecimento das dietas são feitos por atendentes treinadas, que elevam a temperatura do alimento acima de 70°C, aumentando a aceitação dos alunos ao alimento especial.  A Risotolândia tem 342 pontos de atendimento em Curitiba e SJP e 90% das escolas recebem dietas refrigeradas para seus alunos.

User

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

1 mês atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás