Você sabia que mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso regular a alimentos seguros, nutritivos e suficientes? Por outro lado, cerca de 14% dos alimentos produzidos para consumo humano são perdidos a cada ano. Sendo assim, o desperdício alimentar ocorrendo nas primeiras etapas do cultivo até sua chegada no distribuidor final.
Por isso, controlar e evitar o desperdício é de suma importância, cuidando e respeitando o meio ambiente.
O que você tem feito para evitar o desperdício de alimentos?
O post de hoje traz dicas simples de hábitos que podem mudar a forma como consumimos alimentos. Além de transformar o seu descarte em algo muito mais consciente e por consequência, reduzindo sua perda.
Planejar as refeições da semana, conferindo antes o que há na despensa, torna a compra mais certeira, e econômica. Dessa forma, é comprado somente o necessário e, como resultado, evitando o desperdício alimentar.
Se você preparou muita comida ou precisa deixar o cardápio semanal pronto, para economizar tempo, o segredo é congelar os alimentos. Pois isso facilita seu dia a dia e evita o desperdício de alimentos.
Quando você limpa a geladeira, fica consciente do que tem dentro e evita que alimentos como frutas e vegetais estraguem. Dessa forma, o ideal é fazer isso uma vez por semana.
Infelizmente, colocar no prato mais comida do que se consegue comer, é um hábito comum, “olho maior que a barriga”, como é dito popularmente. Diariamente, são desperdiçados cerca de 30% dos alimentos do Brasil, uma média de aproximadamente 41 mil toneladas de comida jogada fora por dia.
Dessa forma, montar o seu prato com porções medianas, evita o desperdício alimentar.
Sem dúvida na internet existem muitas dicas de pequenas mudanças que podemos adotar no armazenamento de alimentos perecíveis como leite, ovos e cenouras. Ao seguir elas, o alimento terá uma duração muito maior.
Além dessas pequenas mudanças de hábitos, existem algumas estratégias que você pode seguir para evitar o desperdício alimentar…
Por fim, a última dica é: para o melhor descarte de restos de alimentos, faça compostagem! Quando os restos de comida vão para aterros sanitários, liberam metano, um gás mais perigoso que CO2.
Ao se preocupar com o desperdício de alimentos, você irá contribuir para a redução dos números apresentados nesse artigo. Uma vez que, é extremamente necessário aumentar a consciência sobre o consumo responsável de alimentos.
O desperdício alimentar é uma atitude de pouca responsabilidade e, se você preza por sustentabilidade e consumo consciente, pode e deve seguir essas dicas.
Se gostou desse conteúdo, acesse nosso blog para mais!
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…