Categorias: Governamental

Cuidados com a alimentação infantil para o melhor desenvolvimento

Os cuidados com a alimentação infantil são fundamentais para a manutenção da saúde, para o desenvolvimento e também para iniciar a formação de bons hábitos alimentares para a vida toda.

Neste assunto, os responsáveis e a escola são partes muito importantes e que precisam exercer o papel de conscientizar as crianças sobre o assunto.

No conteúdo de hoje vamos dar algumas dicas muito simples e práticas sobre como abordar este tema e também a educação alimentar.

Cuidados com a alimentação infantil

A infância é um período caracterizado pelas primeiras descobertas alimentares e ao longo dela os pequenos vão desenvolvendo suas preferências.

É sempre muito importante respeitar esse período e também não forçar a criança a consumir algum alimento. Ninguém gosta de todos os pratos, mas é claro que vale a pena testar formas diferentes de inserir determinado item nas refeições.

Além disso, tão importante quanto oferecer um cardápio nutritivo é também mostrar os benefícios dele. É dessa forma que será criada essa consciência em relação a hábitos mais saudáveis que irão fazer a diferença durante toda a vida.

Outra questão que merece atenção é a quantidade de alimentos ingeridos ao longo do dia. A melhor opção é encontrar um meio termo para que a criança não coma pouco e também para que não exagere. Mas também não é preciso negar comida em nenhuma situação, cabe ao responsável ir adaptando a alimentação ao longo do dia.

Esse equilíbrio alimentar é o que a ajudará a ter a energia necessária para brincar, melhorar a aprendizagem, controlar o humor, melhorar o sono e também manter a saúde em dia.

Outro fator que também precisa ser analisado é a questão da restrição. O ideal não é proibir nenhum alimento, mas quando algo não tão nutritivo for ingerido é importante que ela entenda porque não se pode consumi-lo com frequência. É aí que entra a educação alimentar, principalmente sob os cuidados da escola.

A atenção com a alimentação infantil deve ser discutida constantemente, pois cada criança possui suas individualidades, o que também é preciso respeitar.

Partir desse ponto mais genérico, como abordamos no material de hoje, é uma ótima forma de iniciar os cuidados. Em seguida, o trabalho é adaptar o cardápio para diversas situações.

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog clicando aqui.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás