Categorias: Sem categoria

Desconforto intestinal? Dicas de alimentos que ajudam a reduzir esse sintoma

O abdômen inchado, a sensação de peso e desconforto podem impactar e muito na sensação de bem-estar ao longo do dia. Muitas vezes esses sintomas aparecem após as refeições, trazendo o cansaço e a desmotivação como convidados. No entanto, alguns alimentos ajudam a amenizar os sintomas de desconforto intestinal, proporcionando mais leveza e tranquilidade para a rotina. Quer saber quais são eles e como adaptá-los à sua dieta? Confira nossas dicas!

Em primeiro lugar, é importante conhecer os alimentos que fazem parte da sua rotina alimentar. Conforme os nutricionistas explicam, alguns deles, por mais saudáveis que sejam, podem gerar desconforto após a refeição. Esse é o caso do feijão, do leite e do repolho. De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), entre os alimentos que prejudicam a digestão também estão: adoçante artificial, chocolate, alimentos processados, temperos picantes, frutas e vegetais em excesso e/ou crus, gorduras e frituras em geral, café e alimentos ácidos.

A sensação de estufamento ocorre, pois, o organismo tem dificuldade em digeri-los de forma natural, então, a fermentação pelo intestino é ativada a fim de garantir a absorção. Esta fermentação realizada pelo intestino gera gases e, automaticamente, os principais sintomas são o inchaço e o estufamento da região do abdômen. Em geral, até 30% da população adulta relata sensação de desconforto intestinal com apontamento de inchaço na barriga. Por isso, evitar alimentos como os mencionados acima ou consumi-los de forma moderada, é essencial para evitar tais sintomas.

Quais alimentos ajudam a combater o inchaço abdominal?

Para combater o desconforto intestinal e o inchaço causado na região abdominal, a indicação é consumir alimentos ricos em fibras e água. Enquanto as fibras auxiliam no funcionamento do organismo e melhoram a digestão, diminuindo a prisão de ventre, a água é importante para o inchaço causado por retenção líquida. Outros aliados são os probióticos naturais, encontrados no iogurte e kefir. Essas bactérias “do bem” compõem a flora intestinal e auxiliam na digestão, absorção de nutrientes e, ainda, atuam no fortalecimento da imunidade.

Sendo assim, além do iogurte natural e do kefir, é possível investir em quantidades moderadas de legumes cozidos, como a beterraba, ou ainda frutas e legumes que possuem grande quantidade de água, como é o caso da melancia, do melão e do pepino. O arroz integral também é um importante alimento e, sobretudo, auxilia na sensação de saciedade. Lembre-se, ainda, de ingerir água durante o dia e tenha os chás naturais como aliados.

Leia também: Existe relação entre alimentação e saúde mental? Confira!

A Risotolândia é referência em alimentação coletiva e desenvolve cardápios personalizados para refeitórios empresariais. Se você é gestor e está em busca de uma solução de qualidade para a sua empresa, entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre nossos serviços de refeição coletiva.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás