Categorias: Saúde

Veja como os alimentos podem ajudar no tratamento de doenças autoimunes

A alimentação possui um papel de grande importância no tratamento de doenças autoimunes. O diagnóstico desse tipo de doença geralmente causa diversas mudanças na vida dos pacientes e novos cuidados precisam ser tomados.

Os alimentos neste caso possuem o papel de controlar os problemas decorridos da enfermidade e também de aumentar a imunidade do organismo para que outros problemas não surjam.

A seguir vamos abordar um pouco mais sobre o tema e dar algumas dicas de como compor o cardápio para esse tipo de paciente. Acompanhe!

O que são doenças autoimunes?

São doenças causadas pelo mau funcionamento do sistema imunológico, como consequência disso o nosso próprio organismo ataca o corpo.

Isso acontece porque a função do sistema imunológico é criar anticorpos que atacam ameaças que podem surgir, como os vírus e as bactérias. Mas no caso desse tipo de doença esses anticorpos são criados para combater estruturas normais do corpo, o que, é claro, acaba nos prejudicando.

A grande característica desse tipo de doença é ser crônica, ou seja, que possui uma longa duração e que na maioria das vezes precisa ser tratada durante a vida toda.

Alguns exemplos de doenças autoimunes são a diabetes tipo 1, esclerose múltipla, doença celíaca, doença de Crohn e vitiligo.

Importância dos alimentos no tratamento das doenças autoimunes

O grande objetivo do tratamento é aumentar a imunidade do corpo e para isso além do uso de medicamentos também são utilizados alimentos.

Uma das doenças autoimunes é a intolerância ao glúten e cortá-lo da alimentação é obrigatório no tratamento. Mesmo assim estudos já mostraram que em outras doenças desse tipo retirar o glúten da dieta também possui impactos positivos, que também ocorre com a lactose.

A vitamina D pode ser uma das grandes aliadas durante o tratamento, pois fortalece o sistema imunológico. Entre os alimentos ricos nesse nutriente estão o atum, salmão, ovo, bife de fígado e cogumelo shiitake.

As frutas e os vegetais frescos, como todos já sabem, são ótimas fontes naturais de vários nutrientes e também precisam fazer parte do cardápio. Em contrapartida os alimentos industrializados precisam ser reduzidos ao máximo e se possível eliminados por completo.

Como existem diversas doenças autoimunes, existem cuidados mais específicos para cada caso, mas esses que abordamos no conteúdo de hoje são alguns deles.

A mensagem principal que fica é a necessidade de uma reeducação alimentar. É sempre importante consultar um médico e um nutricionista para formular a dieta correta para cada caso.

Para saber mais sobre o tratamento de outras doenças e também sobre a alimentação em tratamentos médicos e hospitalares, acesse o nosso blog clicando aqui.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

1 mês atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás