Categorias: Saúde

Aprenda a montar uma dieta sem glúten saborosa e nutritiva

Em um primeiro momento, as restrições alimentares podem representar um grande obstáculo na elaboração de cardápios saborosos. No entanto, mesmo a dieta sem glúten, que é realizada por pessoas que sofrem com a doença celíaca, permite a criação de pratos nutritivos e cheios de sabor. Muito além da doença, os celíacos precisam aderir a um novo estilo de vida, onde alguns alimentos são proibidos na dieta.

Quem tem intolerância ao glúten enfrenta desafios no dia a dia, visto que essa proteína, presente em muitos alimentos à base de trigo, não é digerida pelo organismo. Essa situação causa uma série de desconfortos, além de dores e inchaços ou mesmo quadros mais graves. Mas como conseguir criar uma dieta saborosa, diversificada e criativa sem ingredientes que são tão comuns na alimentação? Embora essa não seja uma tarefa simples, a verdade é que é possível levar uma vida mais saudável ao investir em refeições que respeitam a intolerância ao glúten.

Mesmo que essa proteína esteja presente em muitos alimentos, como biscoitos, bolos e pães, substitui-los por outros é uma possibilidade. Além disso, é importante saber que a doença celíaca exige uma leitura minuciosa dos rótulos de alimentos (e até mesmo medicamentos e cosméticos) e o cuidado com o preparo, pois a contaminação com glúten pode resultar em quadros graves.

Leita também: 4 dicas para ter uma dieta sem lactose nutritiva

Quais alimentos podem ser consumidos em uma dieta sem glúten?

Apesar de ser bastante restritiva, uma dieta sem glúten ainda oferece muitas opções de alimentos. Os ingredientes mais básicos e tradicionais das refeições dos brasileiros podem ser consumidos sem medo pelo celíaco, como é o caso do feijão e do arroz. No entanto, é preciso estar atento ao modo de preparo, a fim de evitar contaminações cruzadas ou mesmo a inserção de temperos prontos ou embutidos.

Confira alguns alimentos sem glúten:

  • Arroz
  • Feijão, lentilha, ervilha
  • Carne vermelha, frango e peixes
  • Ovos
  • Frutas e legumes
  • Farinhas de arroz, amêndoa, coco, mandioca, quinoa
  • Goma de tapioca, polvilho doce e azedo
  • Milho, quinoa, grão-de-bico
  • Batata-doce, batata, mandioca, inhame
  • Queijos maturados

Dica: Lembre-se de ficar atento aos rótulos de cada produto, certificando-se de que eles não contêm glúten ou possível contaminação com a proteína durante o preparo.

Como visto acima, embora a dieta sem glúten seja bastante restritiva, é possível criar refeições saborosas e diversificadas a partir de ingredientes variados. O glúten é uma proteína presente no trigo e em grãos como o centeio e a cevada, logo, alimentos que levam esses ingredientes na sua composição devem ser evitados. Como é o caso de pães, biscoitos, bolos, massas, pizzas, salgadinhos, embutidos, além de cerveja e bebidas maltadas. Cuscuz, gérmen de trigo e temperos e molhos prontos, como ketchup, shoyu e mostarda também levam glúten na composição.

Se você deseja ficar por dentro dos demais conteúdos relacionados à saúde e alimentação, continue acompanhando nosso blog.

Risotolândia

Posts Recentes

Desconforto intestinal? Dicas de alimentos que ajudam a reduzir esse sintoma

O abdômen inchado, a sensação de peso e desconforto podem impactar e muito na sensação…

6 dias atrás

Quais os benefícios de uma refeição saudável para seus colaboradores?

Tão importante quanto a empresa estar atenta à produtividade dos colaboradores, é avaliar o bem-estar…

2 semanas atrás

Estilo de vida saudável: saiba como incentivar através das refeições!

Pensar em um estilo de vida saudável é essencial para a vida sob diferentes ângulos.…

3 semanas atrás

Saiba o que é uma empresa humanizada e como ela se destaca no mercado

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a necessidade urgente de mudança nas relações…

4 semanas atrás

Qual a importância de consumir alimentos ricos em fibras?

Você sabe por que as fibras são essenciais para o funcionamento do organismo? Em geral,…

1 mês atrás

Saiba como funciona a Pirâmide Alimentar

Provavelmente você já ouviu o termo Pirâmide Alimentar em algum momento da sua vida, não…

2 meses atrás