Categorias: Saúde

Conheça alguns hábitos alimentares que podem ser prejudiciais a saúde

Ter bons hábitos alimentares é o primeiro passo para ter uma boa saúde, controlar a imunidade e aumentar a longevidade. Possuir um cardápio diário variado e com todos os nutrientes necessários para o corpo sem dúvidas é algo que todos precisam buscar.

Não cuidar da alimentação tem o efeito exatamente contrário ao dos seus benefícios. Com um corpo mais fraco, imunidade baixa e falta de nutrientes, a tendência é que você esteja mais sujeito a doenças e complicações no dia a dia.

Com a rotina cada vez mais agitada fica difícil cuidar 100% da alimentação, mas mesmo assim isso é necessário. Em primeiro lugar combatendo maus hábitos, e é sobre eles que iremos falar neste conteúdo, confira.

4 hábitos alimentares que devem ser evitados no dia a dia

1 – Exagerar no sal

O sal faz parte de muitas receitas, produtos industrializados, costuma fazer parte da mesa e consequentemente do dia a dia de muitos de nós. Está tudo bem em utilizar o sal durante as refeições, mas desde que seja na quantidade correta.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a quantidade máxima é de cerca de 5g por dia por pessoa. Acima dessa quantia, o sal pode ser um grande vilão da saúde, principalmente em relação ao controle da pressão arterial. Outra questão prejudicial do consumo exagerado de sal é a retenção de líquidos no corpo.

Para conseguir melhorar essa situação, o ideal é ir reduzindo a ingestão de sal aos poucos e procurar temperos alternativos. Outro ponto é diminuir o consumo de produtos industrializados, embutidos e os congelados.

Os alimentos in natura são os mais recomendados, mas também é preciso cuidar com o uso de sal no preparo deles.

2 – Beber pouca água

O consumo de água é muito importante para o correto funcionamento do organismo e manutenção da saúde. Beber pouca água, além de gerar o efeito contrário a esses benefícios, ainda pode causar cansaço, tontura e fadiga.

O nosso corpo gasta quantias significativas em uma série de atividades durante o dia, então repô-las corretamente tem uma papel fundamental no dia a dia.

Não existe uma quantidade exata que todos devem consumir água, pois diversas variáveis precisam ser consideradas para definir essa dosagem. Há vários estudos sobre o assunto e a quantidade indicada varia entre 2 litros e 3,5 litros por dia, mas consultar um médico é o melhor caminho para saber exatamente como proceder.

3 – Comer mais do que o necessário

Muitas pessoas têm o costume de comer até ficarem “cheias” e essa situação pode gerar problemas para o corpo e para a saúde. Entre eles estão a obesidade, doenças no metabolismo e até mesmo compulsão alimentar.

Se alimentar dessa forma por muito tempo pode dilatar o estômago e tornar mais difícil que os bons hábitos alimentares sejam retomados.

Um dos fatores que pode acabar nos influenciando a comer mais é o que vamos comentar no tópico a seguir.

4 – Pular refeições

Quando a fome bate, a melhor opção é ir comer assim que possível. Porém, na prática não é bem assim que acontece, principalmente por causa de rotinas muito agitadas que tomaram conta da sociedade.

Apesar disso, é preciso arrumar um tempo para cuidar da saúde e recarregar as energias para ser ainda mais produtivo nas atividades diárias.

Também não existe a necessidade de possuir horários bem definidos ou seguir à risca uma dieta. O importante é fazer refeições que façam bem ao organismo, seja no café da manhã, no almoço, num lanche durante o dia ou então no jantar.

Ficar sem comer por muito tempo diminui os níveis de glicose no sangue e dessa forma o corpo acaba armazenando energias e diminuindo o gasto calórico. Além disso, depois de muito tempo sem comer acabamos exagerando na próxima refeição e assim trazemos mais problemas para a saúde.

Já conhecia esses maus hábitos alimentares? Se você identificou algum desses itens na sua rotina alimentar é melhor se preparar para começar a mudar. Cuidar da saúde é um trabalho diário e a alimentação pode ser a sua grande aliada nessa empreitada.

Acesse o nosso blog e confira a importância da alimentação para a melhora da qualidade de vida e para um corpo mais saudável.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

3 semanas atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

3 semanas atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

4 semanas atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

1 mês atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

1 mês atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

2 meses atrás