Categorias: Governamental

Merenda escolar no Brasil: você conhece essa história?

Com a necessidade de rever o formato das aulas e aderir ao ensino remoto devido à pandemia do novo Coronavírus, um assunto tem ganhado cada vez mais força: a merenda escolar. Até então pouco comentada entre os brasileiros, a merenda dos alunos tem causado dúvidas entre estudantes, famílias e educadores e a verdade é que se trata de um direito previsto na legislação brasileira.

O Programa Nacional de Alimentação Nacional (PNAE) é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), garantindo a transferência de recursos financeiros aos municípios com o intuito de oferecer alimentação de qualidade para todos os alunos. Reconhecido mundialmente, o PNAE é um dos maiores programas de alimentação escolar, sua história remonta aos anos 1940 e, em muitas situações, representa uma das únicas (quando não a única) refeição completa feita pela criança ou adolescente.

Em dados mais recentes, constatou-se que o Programa atende aproximadamente 41 milhões de pessoas no país, distribuindo merenda escolar em 5.570 municípios brasileiros, totalizando um repasse financeiro que gira em torno de R$ 4 bilhões ao ano. Embora muitas pessoas não conheçam sua origem, é importante lembrar que essa é considerada uma das mais importantes políticas nacionais, criada com o objetivo de melhorar a alimentação e oferecer alimentos nutritivos e de qualidade ao estudante brasileiro.

No entanto, em tempos de pandemia, a incerteza também se instaurou sobre a merenda escolar. Com as aulas suspensas em muitos estados, a modalidade remota ganhou espaço e, dessa maneira, o acesso à merenda se tornou cada vez mais difícil para muitos alunos. Essa é uma realidade que precisa – e deve – ser enfrentada com responsabilidade, afinal, a alimentação é um direito conquistado e soluções precisam ser criadas. Enquanto as aulas não retornam à modalidade presencial ou, ainda, em meio a um escalonamento de alunos que frequentam as salas de aula diariamente, qual é a forma ideal de seguir oferecendo a merenda para todos os estudantes?

Conheça nossos projetos sociais.

Enquanto ainda se discute sobre esse assunto em busca das soluções mais adequadas, seja por meio de cestas ou disponibilização dos alimentos na escola mesmo sem as aulas presenciais, vale a pena conferir um pouco mais sobre a história da merenda escolar e compreender o contexto no qual ela está inserida. Confira a seguir!

1940: o início de tudo

Essa história tem origem na década de 1940, mais especificamente no ano de 1945. Além de marcar o fim da Segunda Guerra Mundial, esse período também foi importante para o que hoje chamamos de merenda escolar. Na época, o governo de Getúlio Vargas iniciou um estudo sobre a alimentação no país, avaliando mais especificamente o caráter nutricional das refeições brasileiras a fim de suprir necessidades alimentares através de campanhas nacionais.

Quase uma década depois, nos anos 1950, o Governo desenvolveu o Plano Nacional de Alimentação e Nutrição, então denominado Conjuntura Alimentar e o Problema da Nutrição no Brasil. A partir dele, começa a ser desenvolvido o primeiro programa de merenda nacional, distribuindo alimentos para crianças e adolescentes nas escolas do país. Nos anos seguintes, o programa passou por grandes alterações, buscando uma evolução no planejamento a fim de atender com maior precisão às necessidades alimentares dos alunos matriculados.

Leia também: Dicas de como trabalhar a sustentabilidade na escola

Em 1965, surgiu a ideia de alterar a merenda para uma refeição completa aos estudantes e, além das crianças do ensino fundamental, passaram a ser atendidos também os alunos de pré-escola, cursos supletivos e ensino secundário.

Um direito previsto na Constituição

E foi somente em 1979 que, de fato, criou-se o que hoje chamamos de Programa Nacional de Alimentação Escolar. Em 1988, na Constituição Federal, fica assegurado o direito de todos os alunos matriculados à alimentação escolar por meio do programa suplementar oferecido pelos governos federal, estaduais e municipais.

Até 1993, esse Programa era executado de maneira centralizada, com o planejamento dos cardápios realizados pelo órgão gerenciador, o qual também se responsabilizava pelo controle de qualidade e distribuição dos alimentos em todo o país. A partir de 1994, porém, aconteceu a descentralização desses recursos, por meio da Lei nº 8.913 de 12/7/1994, que passou a envolver as Secretarias de Educação de cada estado, passando a elas o atendimento aos alunos. Alguns anos mais tarde, com o gerenciamento do FNDE, foram sendo desenvolvidas novas medidas, a fim de melhorar o Programa.

Em 2001, tornou-se obrigatória a aplicação de 70% dos recursos transferidos pelo governo federal em produtos básicos alimentares, valorizando a vocação agrícola de cada município, a fim de fomentar a economia local. Em de 2006, mais um marco importante, com a obrigatoriedade de um nutricionista como Responsável Técnico pelo Programa, melhorando a qualidade das refeições oferecidas. Já em 2009, a Lei nº 11.947 trouxe novas mudanças ao PNAE, como a ampliação do atendimento, incluindo no Programa alunos matriculados no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos, o EJA.

Uma história repleta de transformações e evoluções marca a merenda escolar no Brasil. Agora, com o surgimento da pandemia em 2020, novas adaptações precisam ser feitas, com o intuito de seguir levando alimentação balanceada e de qualidade aos estudantes brasileiros. A Risotolândia modificou seus processos e, desde o último, vem produzindo kits de alimentos para atender seus clientes de maneira eficiente e satisfatória. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse www.risotolandia.com.br.

Fonte: O Joio e O Trigo e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás