Categorias: Saúde

Entenda qual é a importância da hidratação para a saúde

Você já se perguntou alguma vez qual é a importância da hidratação para o seu bem-estar? Provavelmente sim, pois essa é uma recomendação muito frequente dos profissionais da saúde.

Muitas vezes, mesmo sem saber qual é o real impacto para o organismo ao aumentar o consumo de líquidos ao longo do dia acabamos adotando esse hábito ou pelo menos tentando. Muitas pessoas têm dificuldades para se hidratar mais, mas a verdade é que essa é uma prática realmente não tão simples assim, então você precisa trabalhá-la ao longo do tempo.

Neste conteúdo vamos apresentar qual é a importância de se hidratar e também algumas dicas de como adotar esse hábito no seu dia a dia.

Qual é a importância da hidratação?

O nosso organismo é formado em sua maioria por água e esse já é um indicativo bem relevante sobre o papel que ela desempenha para a saúde. Esse líquido, que precisa fazer parte do dia a dia de todos nós, atua em todas as células do corpo e tem várias funções importantes.

Uma de suas principais contribuições é para o sistema circulatório. Com o corpo bem hidratado o fluxo sanguíneo irá funcionar a todo vapor e esse é um ótimo primeiro passo para que todas as nossas funções vitais atuem como devem ser. Além disso, dessa forma a absorção dos nutrientes será feita com mais facilidade.

Outro fator bem relevante que possui relação com o consumo de líquidos é o controle da temperatura corporal. Até mesmo em repouso nosso corpo perde água e quando realizamos alguma atividade física então nem se fala. Em ambos os períodos o corpo tem variações de temperatura e se hidratar é a melhor forma de manter tudo sob controle.

Para eliminar toxinas e resíduos inúteis para o organismo estar bem hidratado também é fundamental. Dessa forma, órgãos como o fígado e os rins podem funcionar da melhor maneira possível e melhorar os processos do corpo.

Beber bastante água parece cada vez mais uma boa ideia, não é mesmo? E olha que ainda não falamos de todos os benefícios de se manter bem hidratado ao longo do dia. Existem vários outros que também são importantes e justificam ainda mais o consumo de líquidos com frequência.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre como se manter hidratado.

Dicas para aumentar o consumo de líquidos diariamente

Agora que você já sabe a importância da hidratação para a sua saúde e bem-estar chegou a hora de mostrarmos como fazer isso na prática.

Para encontrar a quantidade ideal para você é interessante consultar um médico, pois é necessário fazer um cálculo de acordo com o gasto calórico diário. Mas uma quantidade aproximada já resolve grande parte dos problemas.

Os profissionais de saúde recomendam um consumo mínimo de 2 litros de água por dia. Nessa conta também podem entrar outros líquidos, como os sucos naturais e chás, por exemplo. Mas é importante lembrar que neles existem também um consumo calórico, diferente da água, que não possui calorias.

O que deve ser evitado são as bebidas industrializadas, pois elas além de possuírem um alto valor calórico também são ricas em açúcares.

A principal dica em relação ao consumo de água é ter sua própria garrafinha sempre à mão. Seja na bolsa, na mochila, na mesa da escola ou no escritório é importante que em vários momentos você consuma água.

E nada de deixar para beber água apenas quando estiver com sede, pois ela já é um sinal de desidratação e precisa ser evitada. O ideal é beber pequenas quantidades ao longo do dia para cumprir a meta diária de ultrapassar os 2 litros.

O consumo de frutas também é uma excelente forma de se hidratar nos lanches que você fizer durante o dia.

Também é sempre importante lembrar que até para um item que faz tão bem quanto a água não podemos exagerar. Beber água em excesso pode sim prejudicar o organismo e certamente não é isso que queremos.

Agora está pronto para aumentar seu consumo diário de água e melhorar sua saúde? Para conferir outras dicas para ter uma vida mais saudável acesse o nosso blog clicando aqui.

Risotolândia

Posts Recentes

Nutrição hospitalar: cuidados necessários com a alimentação dos pacientes

A nutrição hospitalar possui um papel de grande importância dentro das instituições de saúde. Em…

1 mês atrás

Entenda como um bom ambiente de trabalho é benéfico para os seus resultados

Sem dúvidas um bom ambiente de trabalho é fundamental para que uma empresa alcance os…

1 mês atrás

Importância do planejamento escolar para 2021

Desenvolver um planejamento escolar sempre é importante, mas especialmente em 2021 você precisará dar ainda…

1 mês atrás

Planejamento 2021: comece a se preparar!

Já começou o seu planejamento para 2021? 2020 não foi um ano fácil para todas…

1 mês atrás

Gestão hospitalar: conheça alguns dos principais pontos que merecem atenção

A gestão hospitalar ou gestão da área de saúde, para ser mais amplo, é um…

2 meses atrás

Você já oferece benefícios para os seus colaboradores? Conheça a importância deles

Oferecer benefícios para colaboradores é uma prática muito comum nas empresas. Eles são ferramentas essenciais…

2 meses atrás