Categorias: Empresas

5 dicas de livros para gestores de RH

Bons gestores de RH precisam estar atentos às mudanças e novidades no mercado, que ano após ano vêm alterando a forma como esses profissionais devem atuar nas empresas.

Com alguns assuntos ganhando relevância, outros perdendo e ferramentas de auxílio surgindo, a tendência é que a área seja cada vez mais valorizada e decisiva para os resultados das empresas.

Atualmente existem diversos formatos de conteúdo que podem contribuir com os profissionais, principalmente os bons e velhos livros. A seguir vamos mostrar alguns dos que podem ajudar no trabalho dos profissionais de RH.

Dicas de livros para gestores de RH

1 – Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland)

A produtividade da equipe é um assunto que constantemente está em pauta em todos os tipos de negócio, principalmente sobre como aumentá-la. Buscar novos métodos é uma das melhores formas para isso.

Foi assim que Jeff Sutherland e Ken Schwaber desenvolveram o Scrum, que tem como grande objetivo manter o foco apenas naquilo que gera resultados reais. Mais importante do que isso é atingir esse resultado de uma maneira mais rápida e efetiva possível.

Neste livro você poderá descobrir como aplicar o Scrum, entender mais sobre como ele realmente funciona, os resultados que podem atingir e casos reais da aplicação do método.

2 – Descubra seus pontos fortes (Donald O. Clifton e Marcus Buckingham)

Encontrar formas de potencializar talentos individuais para o bem da equipe é uma ótima maneira de obter resultados melhores nas organizações. Mas a grande questão em torno disso é: aprimorar os pontos fracos ou melhorar ainda mais os pontos fortes?

Para os autores deste livro, quem deve receber a nossa total atenção são os pontos fortes. O foco está em encontrar qual é o seu talento para começar a aprimorá-lo. O material promete ajudar a descobrir as suas aptidões e mostrar formas iniciais de trabalhá-las em busca de resultados melhores.

3. Como dizer? A arte de dar e receber feedback (Eliana Pita)

A gestão de pessoas se tornou  tarefa não apenas do setor de recursos humanos, mas também de todos os gestores. Em muitos casos a área de RH é quem pode ajudar as outras a melhorarem a gestão.

E uma das principais formas de fazer isso é trabalhar com feedbacks recorrentes das atividades da equipe. O objetivo deste livro é desconstruir a ideia de que feedbacks precisam ser dados para o colaborador apenas em situações negativas. Boas atividades precisam ser reconhecidas e faladas tanto quanto os pontos a melhorar.

Essa, além de ser uma forma de contribuir para o desenvolvimento daquele colaborador, também pode ser utilizada como ferramenta de motivação.

4. Criatividade S.A.  (Ed Catmull)

Para quem gosta de cinema e animação este é um título que pode agradar e agregar muito no dia a dia profissional. Escrito pelo ex-presidente da Pixar e da Disney Animation Studios, o livro trata sobre como as empresas podem estimular a criatividade de suas equipes para atingir os resultados desejados.

5 – Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

Existe um modo certo de definir se alguém é ou não inteligente? Alguns poderiam dizer que um teste de QI seria o suficiente para isso, mas não para o autor deste livro. As emoções e a capacidade de lidar com elas não aparecem em um teste de QI, mas são determinantes para o sucesso ou fracasso em um projeto.

Aliar inteligência racional e emocional é, segundo o autor, a melhor forma de alguém ser verdadeiramente inteligente e consequentemente uma pessoa de sucesso, independente da área em que atue.

Todos os livros que apresentamos aqui certamente podem ajudar no trabalho dos gestores de rh e principalmente trazer novas ideias para mudar e melhorar sua rotina. Escolha os seus preferidos ou leia todos, com certeza não vai se arrepender. E continue acompanhando nossos conteúdos sobre o ambiente corporativo.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

1 mês atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

1 mês atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás