Categorias: Sem categoria

Qual a importância de consumir alimentos ricos em fibras?

Você sabe por que as fibras são essenciais para o funcionamento do organismo? Em geral, elas estão relacionadas às funções digestivas, mas além disso, esse tipo de alimento é fundamental para a saúde como um todo, contribuindo tanto para a perda de peso, quanto para a prevenção de algumas doenças. Uma dieta saudável e equilibrada possui quantidades adequadas de todos os alimentos, incluindo aqueles que são ricos em fibras. Se você quer saber mais sobre esse assunto e descobrir como inclui-los na sua alimentação, continue a leitura!

Consumir alimentos ricos em fibras pode contribuir para uma vida mais saudável e equilibrada. Afinal, você sabia que elas auxiliam na prevenção da diabetes, têm papel importante no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos e, além disso, são aliadas da saúde cardiovascular e podem potencializar o emagrecimento, já que promovem a sensação de saciedade? Isso mesmo! Multifuncionais e muito eficientes, as fibras devem fazer parte de uma dieta equilibrada e nutritiva.

Fibras solúveis e insolúveis: o que são?

Talvez você não saiba, mas as fibras são divididas em dois grupos: as solúveis e as insolúveis. Para saber mais sobre eles, confira a seguir.

Fibras solúveis: esse tipo de fibra permanece mais tempo no estômago, pois formam uma espécie de gel após o consumo. Com função metabólica e relacionada ao intestino delgado, elas estimulam a sensação de saciedade por mais tempo, auxiliando no processo de emagrecimento. Conforme a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), as fibras solúveis são importantes para a eliminação da gordura em excesso presente no sangue, auxiliando também no controle da diabetes.

Entre os alimentos ricos em fibras solúveis estão frutas como maçã, morango, laranja, limão e banana, algumas leguminosas, como o feijão, a ervilha, o grão de bico e a lentilha, além de legumes, entre eles batata (normal e doce), cenoura e couve-flor.

Fibras insolúveis: a principal função desse tipo de fibra é fisiológica, ou seja, ela auxilia no funcionamento do intestino, em especial o grosso, contribuindo para uma melhor digestão dos alimentos. As fibras insolúveis podem ser encontradas, em especial, nas verduras. As folhas de tom verde escuro, como couve e espinafre, são ricas nesse tipo de nutriente. Outra opção são pães, arroz e massas integrais, potencializando o funcionamento digestivo e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida e a sensação de bem-estar.

Qual o consumo ideal de fibras na dieta?

Assim como todos os alimentos, as fibras devem ser consumidas de maneira equilibrada. De acordo com o Ministério da Saúde e profissionais especializados em nutrição, o ideal é que cada pessoa consuma, em média, 30 gramas de fibras por dia. Para aqueles indivíduos que não têm o hábito de ingerir esse tipo de alimento, a inclusão deve ser feita aos poucos, a fim de facilitar a digestão gradativamente. É importante lembrar que o consumo exagerado de fibras pode ser prejudicial ao organismo, causando efeitos indesejados, tais como gases e cólicas, além de dificultar a absorção dos demais nutrientes consumidos.

Leia também: Aprenda a montar uma dieta sem glúten saborosa e nutritiva

Você gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações como essa? Conheça as diferentes áreas de atuação da Risotolândia e acompanhe nossas dicas sobre o universo da alimentação!

Risotolândia

Posts Recentes

Desconforto intestinal? Dicas de alimentos que ajudam a reduzir esse sintoma

O abdômen inchado, a sensação de peso e desconforto podem impactar e muito na sensação…

6 dias atrás

Quais os benefícios de uma refeição saudável para seus colaboradores?

Tão importante quanto a empresa estar atenta à produtividade dos colaboradores, é avaliar o bem-estar…

2 semanas atrás

Estilo de vida saudável: saiba como incentivar através das refeições!

Pensar em um estilo de vida saudável é essencial para a vida sob diferentes ângulos.…

3 semanas atrás

Saiba o que é uma empresa humanizada e como ela se destaca no mercado

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a necessidade urgente de mudança nas relações…

4 semanas atrás

Saiba como funciona a Pirâmide Alimentar

Provavelmente você já ouviu o termo Pirâmide Alimentar em algum momento da sua vida, não…

2 meses atrás

3 razões para investir em refeições saudáveis na sua empresa

Já falamos por aqui que as organizações que oferecem alimentação coletiva para seus funcionários são…

2 meses atrás