Categorias: Saúde

Qual a importância de uma dieta hospitalar de qualidade?

Comer bem é aquela prática sem contraindicações, que todo profissional da saúde indica. Independentemente do contexto, gênero, idade ou região, manter uma alimentação saudável é sempre importante para o bom funcionamento do organismo e garantia de uma alta imunidade. Para pacientes hospitalizados, a alimentação passa a ter uma relevância ainda maior, pois pode ser decisiva durante a recuperação e o tratamento de doenças. Por isso, a dieta hospitalar deve ser administrada com extremo cuidado e segurança, levando em consideração cada especificidade, restrição e necessidade dos indivíduos internados.

Neste artigo, você confere 4 aspectos que revelam porque uma dieta hospitalar de qualidade é essencial.

1) Recuperação do paciente

A influência da dieta hospitalar na recuperação de pacientes vem sendo alvo de estudo de diversos especialistas nos últimos anos. A boa notícia é que, hoje, já existem pesquisadores brasileiros que confirmam os efeitos benéficos de uma alimentação de qualidade na recuperação de pessoas internadas. Mas, para que a eficácia seja alcançada, diversos passos precisam ser seguidos e uma série de cuidados devem ser tomados.

A qualidade dos alimentos, o cuidado no preparo e a atenção à quantidade servida em cada refeição são premissas básicas da alimentação hospitalar individualizada. Por isso, é fundamental que os pacientes tenham acesso a ingredientes prioritariamente naturais e refeições que garantam os nutrientes necessários para cada situação.

2) Contornar a falta de apetite

A falta de apetite é bastante comum em pacientes internados. No entanto, isso não muda o fato de que precisam se alimentar e ingerir a cota de nutrientes diária. Nesse caso, uma refeição saborosa pode fazer toda a diferença. Todos sabemos que a “comida de hospital” não tem uma fama muito boa. Por isso, mais do que nunca, contar com alimentos de qualidade, além de uma produção cuidadosa e que leve em conta conceitos da gastronomia, é um ponto chave para contornar situações de falta de apetite.

Leia também: Conheça os principais tipos de dietas hospitalares

3) Tornar o momento da refeição agradável

Para alguns pacientes, o período no hospital pode ser duradouro e cansativo. Para outros, pode até não ser tão longo assim, mas ainda parecer arrastado e exaustivo. Em ambos os casos, a refeição pode ser mais do que apenas uma obrigação e se tornar um momento pelo qual os pacientes esperam. Oportunizar refeições saudáveis, saborosas e agradáveis contribui não somente para a recuperação física do indivíduo, mas também para a melhora da saúde mental e emocional desse paciente internado.

4) Garantir dietas personalizadas

Assim como cada organismo é um, cada dieta hospitalar também precisa ser personalizada. Para isso, é importante levar em consideração o contexto de cada paciente, entender pelo  que ele está passando, quais são suas restrições e quais alimentos são necessários para a acelerar a sua recuperação. A garantia de uma dieta individualizada, adaptada de acordo com esses pontos, somada à qualidade dos alimentos e ao cuidado com o preparo das refeições são práticas que contribuem para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes internados.

Quer saber mais sobre como garantimos uma dieta hospitalar saudável e de qualidade aos nossos clientes? Acesse nosso site!

Risotolândia

Posts Recentes

Por que é importante investir em alimentação balanceada nos refeitórios empresariais?

Você que é gestor de empresa certamente já se perguntou sobre os melhores métodos para…

2 dias atrás

Alimentação consciente: como combater o desperdício?

O desperdício de alimentos é uma preocupação de toda a sociedade. Além de envolver questões…

1 semana atrás

O papel do nutricionista na alimentação hospitalar

A rotina de um hospital envolve equipes multidisciplinares, que atuam em consonância com um único…

2 semanas atrás

Como a alimentação coletiva contribui para a integração dos funcionários?

Os processos organizacionais de uma empresa devem ser planejados com atenção, afinal, muitos são os…

3 semanas atrás

Conheça os diferenciais de empresas que investem na alimentação coletiva

Para os gestores de empresas, um assunto que está sempre em pauta é a motivação…

1 mês atrás

Alimentação coletiva: conheça os benefícios para sua empresa

Se você olhar para o seu quadro de colaboradores hoje, diria que tem um time…

2 meses atrás