Categorias: Sem categoria

Saiba como funciona a Pirâmide Alimentar

Provavelmente você já ouviu o termo Pirâmide Alimentar em algum momento da sua vida, não é? Aprendido na escola, tema constante de programas e reportagens sobre alimentação saudável, além de muito comum nos consultórios de nutrição, esse conceito é essencial para quem busca uma dieta equilibrada e completa. A pirâmide alimentar tem origem nos Estados Unidos e foi criada a fim de representar com maior clareza as orientações de médicos e nutricionistas acerca dos alimentos indicados para consumo diário.

Entre as funções da pirâmide alimentar está a ilustração da quantidade adequada de alimentos que devem ser ingeridos diariamente. É claro que tudo vai depender dos objetivos e características individuais, no entanto, ela serve como base para uma dieta mais equilibrada e rica em nutrientes. A partir de seu desenho, é possível compreender quais classes de alimentos são indicadas para o consumo e, além disso, visualizar quais delas devem ser consumidas em maior ou menor quantidade.

Como funciona a pirâmide alimentar?

Como falamos, a pirâmide alimentar é uma espécie de gráfico, ou ilustração, criado para representar as classes de alimentos, suas funções e a indicação de consumo diário. Em geral, a pirâmide é dividida em quatro categorias e a quantidade de alimentos necessários por dia deve ser analisada de maior a menor grau de baixo para cima. Ou seja, na base da pirâmide estão concentrados os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, já o topo é formado por alimentos que podem ser consumidos em menor quantidade.

Pirâmide alimentar (Fonte: Ministério da Saúde)

Conheça os grupos alimentares

Além da divisão básica, cada linha da pirâmide é dividida em grupos, totalizando oito. Por exemplo, a primeira linha, considerada a base da pirâmide alimentar, é formada pelo Grupo 1, ou seja, os carboidratos. Esse tipo de alimento é responsável por fornecer energia ao corpo, já que são transformados em açúcar no sangue. Em geral, carboidratos podem ser encontrados no arroz, batata, massa, pão, além dos cereais.

Na segunda linha estão os Grupos 2 e 3, constituídos por verduras, legumes e frutas. Essenciais para uma dieta saudável e equilibrada, esses alimentos são ricos em nutrientes, sendo importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, as verduras e legumes têm influência no trânsito intestinal e as frutas contêm frutose, um açúcar natural.

No meio da pirâmide alimentar estão os alimentos que devem ser consumidos de maneira moderada. O Grupo 4 é formado pelo leite e seus derivados, ricos em cálcio, auxiliando no fortalecimento de ossos e dentes. É válido saber, ainda, que eles são fontes de proteína. No Grupo 5, estão outras proteínas de origem animal, como as carnes e os ovos. São alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como B6 e B12, e ferro, atuando na prevenção da anemia. Ainda nesta faixa estão as leguminosas e oleaginosas, formando o Grupo 6. Fontes de proteína vegetal e fibras, elas podem ser encontradas em feijão, lentilha, castanhas e grão de bico.

O topo da pirâmide alimentar é constituído por dois grupos alimentares. No Grupo 7 estão os óleos e as gorduras, que fornecem energia para o corpo e auxiliam no transporte das vitaminas do complexo B. Entre esses alimentos estão a manteiga e o azeite. Visto que são muito calóricos, o consumo deve ser moderado, assim como os açúcares que constituem o Grupo 8. Também no topo da tabela, os doces possuem poucos nutrientes e, além de serem constituídos por uma baixa quantidade de fibras, são alimentos ricos em açúcares e carboidratos simples, contribuindo para o ganho de peso. Entre eles estão o açúcar, o mel, chocolates, balas e bolos em geral.

Leia também: 4 dicas para ter uma dieta sem lactose nutritiva

Você gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações como essa? Conheça as diferentes áreas de atuação da Risotolândia e acompanhe nossas dicas sobre o universo da alimentação!

Risotolândia

Posts Recentes

Desconforto intestinal? Dicas de alimentos que ajudam a reduzir esse sintoma

O abdômen inchado, a sensação de peso e desconforto podem impactar e muito na sensação…

6 dias atrás

Quais os benefícios de uma refeição saudável para seus colaboradores?

Tão importante quanto a empresa estar atenta à produtividade dos colaboradores, é avaliar o bem-estar…

2 semanas atrás

Estilo de vida saudável: saiba como incentivar através das refeições!

Pensar em um estilo de vida saudável é essencial para a vida sob diferentes ângulos.…

3 semanas atrás

Saiba o que é uma empresa humanizada e como ela se destaca no mercado

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a necessidade urgente de mudança nas relações…

4 semanas atrás

Qual a importância de consumir alimentos ricos em fibras?

Você sabe por que as fibras são essenciais para o funcionamento do organismo? Em geral,…

1 mês atrás

3 razões para investir em refeições saudáveis na sua empresa

Já falamos por aqui que as organizações que oferecem alimentação coletiva para seus funcionários são…

2 meses atrás