Categorias: Empresas

Cuidados com a saúde mental do trabalhador em meio à pandemia do coronavírus

A saúde mental do trabalhador certamente merece uma atenção muito especial por parte das empresas durante o período da pandemia do coronavírus.

Ninguém podia imaginar que uma situação como esta iria aparecer de repente e impactar tanto a vida do mundo todo.

Empresas suspenderam atividades por tempo indeterminado. Outras têm buscado formas diferentes para manter as portas abertas. Cuidados de higiene foram redobrados, orientações para permanecer em isolamento social são ressaltadas constantemente e a incerteza segue rondando a rotina de todos diariamente.

O momento certamente não é fácil e isso exige o cuidado e responsabilidade de todos. No conteúdo de hoje vamos falar um pouco sobre o papel das empresas no cuidado com a saúde dos seus colaboradores nesta fase. Acompanhe.

Saúde mental do trabalhador durante a pandemia

A pandemia do coronavírus pode não infectar a todos, mas certamente os impactos dela podem ser muito maiores do que o diagnóstico de um paciente com Covid-19.

Esse caminho parece ser praticamente inevitável no cenário atual, já que não é todo dia que vemos uma mobilização mundial em função de um problema como esse.

Saber como lidar com essa situação seguramente não é fácil, principalmente pelas mudanças repentinas no dia a dia de todos.

Para os que seguem trabalhando, existe a preocupação constante com a contaminação. Medidas de prevenção por todos os lados, avisos para lavar bem as mãos, utilizar álcool em gel, manter uma distância mínima de segurança, entre outras ações para se prevenir contra o vírus parecem não ser suficientes.

Já os que tiveram as atividades interrompidas ou têm trabalhado de casa, as mudanças podem ser ainda mais perceptíveis. Podemos começar pelo isolamento social, saídas pontuais apenas para buscar o essencial e a incerteza de quando tudo irá se normalizar, por exemplo.

Dia após dia surgem mais informações, canais de televisão têm mudado suas programações para abordar o tema constantemente, não é necessário navegar muito tempo na internet para encontrar uma matéria sobre o assunto, e assim por diante.

O fato é que estamos cercados pelo coronavírus. Por isso, é preciso que cada um adote todas as medidas de prevenção contra a doença e também que cuidem sobre a forma como estão encarando este período conturbado.

O momento certamente é difícil, mas se cada um fizer a sua parte seguramente iremos sair juntos dessa. Por enquanto, resta ter cuidado e seguir as orientações das organizações de Saúde.

Cuidados com a saúde mental

Em meio a esse cenário, as empresas têm um papel importante com os seus colaboradores, independentemente se elas ainda estão em atividade, se estão em home office e mesmo se estiverem com as atividades suspensas.

Estresse e ansiedade podem aparecer neste período por causa de todos os fatores que envolvem a pandemia e os seus impactos no dia a dia.

Por isso, demonstrar interesse e orientar os seus colaboradores pode fazer toda a diferença para a produtividade deles, mas, principalmente, para o bem-estar de maneira geral.

A Organização Mundial de Saúde e muitos médicos vêm divulgando orientações para combater problemas com a saúde mental neste período e essas informações podem ser repassadas aos funcionários.

Uma das principais é o cuidado com as informações. Todos os dias surgem novos dados, casos, orientações, e certamente é importante se manter atualizado, porém, é preciso ter cuidado com as fake news e com o excesso de informação, para que esta não se torne uma fonte de estresse e preocupação.

Além disso, aproveitar o tempo livre também pode ser importante para a saúde mental do trabalhador. Incentivar a prática de atividades físicas em casa, estudo e leitura certamente são boas opções.

A rotina de todos certamente foi impactada pela pandemia de alguma forma. Em função disso, é importante também reorganizar as tarefas diárias para que sejam executadas de maneira mais organizada e tranquila.

Em resumo, o princípio é se manter ativo e tentar aproximar a rotina deste período com a rotina normal.

Dicas como essas certamente podem contribuir para a saúde mental dos colaboradores e para que todos passem por essa fase com otimismo até que tudo seja restabelecido.

Para saber como engajar os seus colaboradores, convidamos você para conferir nosso conteúdo sobre o assunto clicando aqui.

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

1 mês atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás