A alimentação é um dos fatores que gera influência na recuperação de um paciente acamado. Por muito tempo, o mito da comida do hospital ser ruim, insossa, percorreu a sociedade. Mas muito pelo contrário, a alimentação hospitalar é especialmente montada para cada paciente. Tendo como objetivo proporcionar uma recuperação mais rápida, focando nos nutrientes e vitaminas necessários para a sua melhora.
Ainda, existem diversos desafios na alimentação hospitalar para fornecer uma alimentação saudável e de qualidade. Continue conosco nessa leitura e saiba mais!
Leia mais sobre: Comida Hospitalar: conheça alguns mitos e verdades!
Uma das principais etapas da alimentação hospitalar, a assistência nutricional é aquela responsável pelo desenvolvimento dos cardápios e pleno alimentar dos pacientes. É nesta primeira etapa que as necessidades de cada paciente são identificadas, bem como a monitorar a melhora dos pacientes.
Ainda, é por meio da assistência nutricional que é possível verificar a quantidade de alimentos ingeridos e perdidos. Tendo em vista a necessidade de possuir uma responsabilidade de desperdício zero com a alimentação hospitalar.
Possuir conhecimento da origem dos alimentos preparados é de suma importância para garantir segurança alimentar. Desta forma, é de suma importância possuir fornecedores fixos, em que existe o conhecimento sobre os cuidados tomados sobre plantio ou criação. Dessa forma, garantindo maior segurança sobre alimentação hospitalar.
O planejamento dos cardápios é uma tarefa diária que contempla todas as refeições do dia: desjejum, almoço, lanche da tarde e jantar. Dessa forma, é necessário possuir equipe de nutricionista para realizar esse planejamento, bem como atentar-se às preferências e crenças dos pacientes. Assim, tornando o processo de recuperação mais agradável e confortável.
Possuir profissionais capacitados para realizar o preparo e cuidar da alimentação hospitalar é algo de suma importância. Uma vez que, para cada paciente, existe uma dieta que deve ser seguida à risca. Bem como, em caso de alergias e intolerâncias alimentares, o preparo e manipulação da refeição demanda de um cuidado maior.
Além da capacitação dos profissionais para o preparo de cada refeição, existe ainda a necessidade da garantia da qualidade e segurança de todos os alimentos. Sendo aqui de suma importância a existência de um manual de boas práticas a ser seguido para o excelente gerenciamento dos procedimentos. Bem como, a utilização dos devidos equipamentos de proteção individual (EPIs).
O Grupo Risotolândia leva amor de cuidado em cada refeição preparada. São mais de 69 anos levando alimentação de qualidade para mais de 550 mil brasileiros e com a alimentação hospitalar não seria diferente. Somos a primeira empresa certificada pelo BRTÜV no HACCP, além da certificação ISO 9001:2015 para garantir a qualidade e segurança das refeições manipuladas.
Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços para alimentação hospitalar.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…