Na correria do dia-a-dia, os alimentos congelados podem ser providenciais para manter uma alimentação saudável. Já que, cada vez mais pessoas estão aderindo ao hábito de preparar em um único dia os alimentos que serão consumidos durante a semana inteira. Assim, evita-se o famoso “fast-food” na hora que a fome chega.
E para ser ainda mais prático, existem alimentos que já são vendidos congelados no mercado, o que torna todo o processo ainda mais simples.
Porém, é preciso prestar muita atenção na hora de congelar os alimentos para conservá-los da maneira correta. Aprenda como armazenar seus alimentos congelados para que eles durem o tempo certo e estejam aptos para consumo na hora que você precisar.
Apesar de serem extremamente práticos, os alimentos congelados precisam de cuidados e atenção na hora de armazenar. Confira estas dicas e comece hoje mesmo a colocá-las em prática:
Existem parâmetros de temperatura para congelar os alimentos com segurança. No caso de mercados e restaurantes, as agências reguladoras fazem a fiscalização destas temperaturas em freezers e geladeiras. Mas na sua casa, você precisa ser o seu próprio agente regulador para cuidar da saúde da sua família.
Quando preparar alimentos em casa para congelar, certifique-se de que eles sejam resfriados imediatamente após o preparo. Dessa forma, a temperatura deve chegar a 10° após duas horas, e o armazenamento no congelador deve ser feito a -18°.
Nem toda embalagem é à prova de congelamento. Algumas embalagens podem sofrer rachaduras, o que vai expôr seu alimento a agentes contaminantes.
Confira as recomendações de uso das embalagens plásticas. No caso de embalagens de vidro, lembre-se que o alimento se expande ao congelar. É preciso deixar um pequeno espaço para que essa expansão aconteça sem quebrar o vidro.
Essa etapa é importantíssima para garantir que os alimentos sejam consumidos no tempo certo. Em suma, os alimentos não devem ficar congelados por mais do que 3 ou 4 meses.
Alguns tipos de alimentos podem ficar congelados por até 12 meses, como é o caso de carnes bovinas e de aves. Outros alimentos não devem permanecer congelados por mais do que 1 mês. É o caso de massas, pães e embutidos.
Alimentos congelados não devem ser descongelados e congelados novamente. Isso prejudica sua conservação, e você perde a garantia de qualidade.
Em dias de muito calor, o tempo entre retirar o alimento do freezer no mercado e transportá-lo até a sua casa pode ser o suficiente para que isto aconteça.
Caso seja possível, leve uma caixa térmica ou de isopor para fazer o transporte de alimentos congelados. Eles devem ser os últimos itens da lista a serem pegos, para que fiquem o mínimo de tempo possível fora da refrigeração.
Para facilitar a hora das refeições e preservar os alimentos por mais tempo, congele o alimento em porções pequenas. Assim, você evita manusear os alimentos que não vai consumir no momento.
Lembrando que uma vez descongelados, os alimentos não devem ser congelados novamente, e sim consumidos.
Seguindo estas dicas, seus alimentos estarão sempre em perfeitas condições para serem consumidos. Isto será de grande ajuda para manter uma alimentação saudável e cuidar da sua saúde sem perder horas na cozinha todos os dias.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…