Para que a sua saúde não termine nas mãos dos médicos em um hospital, ela deve começar pelas suas próprias mãos dentro do mercado. Por isso, fazer escolhas saudáveis no mercado é um dos passos mais importantes para cuidar da sua saúde e da sua família. Mas com tantos corredores cheios de opções, como saber que estamos fazendo as escolhas certas?
Vamos te dar algumas dicas! Continue lendo para entender e aplique estas dicas na próxima vez que fizer sua lista para ir ao supermercado.
Ter muitas opções nem sempre nos auxilia a fazer as melhores escolhas. As prateleiras do supermercado são um bom exemplo disso.
Afinal, são tantas e tantas opções que podemos acabar mais confusos do que satisfeitos. Mas com organização e conhecimento é possível sair confiante com suas compras, realizando escolhas saudáveis. Siga estas dicas:
Sua compra do mercado começa muito antes de você passar pelas portas dele. Dessa forma, para conhecer suas reais necessidades energéticas e nutricionais, o ideal é ter o acompanhamento de um profissional da nutrição. Lembre-se que investir na sua saúde é um investimento para vida.
Caso não seja possível no momento, procure livros e sites de confiança para aprender sobre os valores nutricionais dos diferentes tipos de alimentos.
Ir ao mercado sem uma lista aumenta as chances de você comprar coisas desnecessárias ou fazer compras por impulso. Já que, você será bombardeado de informações e propagandas por todos os lados. Não caia nessa armadilha, e vá preparada com sua lista de compras.
Segundo a OMS, alimentos processados e ultraprocessados aumentam, e muito, a chance de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, obesidade, e até mesmo câncer. Sim, alguns produtos alimentícios disponíveis nos mercados são comprovadamente cancerígenos.
Assim sendo, prefira alimentos frescos e naturais ao invés dos industrializados. Quanto mais próximo de sua forma “original” o alimento estiver, melhor. Nesse sentido, evite sucos em pó, carnes embutidas, guloseimas e biscoitos recheados, e afins.
O simples hábito de ler os rótulos dos alimentos pode evitar que você compre gato por lebre. Alguns alimentos parecem saudáveis, mas não são!
Assim, fique atento para a quantidade de gorduras e açúcares e produtos derivados como soro de leite, adoçantes artificiais, corantes, etc. Outro ponto importante é conferir a data de validade.
Esta é a seção mais importante do mercado. Uma refeição saudável e bem balanceada deve incluir muitas frutas, verduras, legumes e folhas. Dê preferência aos alimentos frescos, e sempre que possível escolha os orgânicos.
Seguindo estas dicas simples para fazer escolhas saudáveis, a sua próxima visita ao supermercado será muito mais proveitosa. A sua saúde agradece!
Se você gostou desse conteúdo, acesse nosso blog para mais!
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…