De acordo com um levantamento realizado em 2017 pela ONU FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), mais de 14 milhões de brasileiros passam fome no país. Além disso, o Brasil está entre os países com maiores índices de perda e desperdício de alimentos. Sendo por meio desses números alarmantes com que o Mesa Brasil Sesc surgiu.
Essas informações levantam um questionamento muito importante: como pode existir tanta fome e ao mesmo tempo, tanto desperdício?
Com o objetivo de contribuir na mudança desse cenário, em 1994 nasceu o Mesa Brasil Sesc. Uma rede nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício.
Atualmente, um dos problemas que mais assolam o planeta é a fome. Por esse motivo, evitar o desperdício de alimentos é fundamental para criar hábitos mais sustentáveis, cuidar do planeta e conscientizar sobre problemas relacionados à fome.
Por conta disso, trouxemos em postagem anterior, algumas dicas e mudanças de hábito que vão te ajudar a minimizar esse desperdício, agindo de forma consciente.
Leia mais sobre: Como evitar o desperdício alimentar? Confira!
Formada por mais de 3.000 parceiros doadores, o programa atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas.
Esses doadores são produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos. Além de empresas de diversos ramos de atividade.
A parceria funciona com as instituições doando seus excedentes de produção e alimentos fora dos padrões de comercialização em condições seguras para o consumo.
Em outra frente de atuação, os recursos financeiros, serviços de logística e ação voluntária também agregam nesse programa de solidariedade.
Além disso, o Mesa Brasil Sesc também atua em caráter emergencial com um trabalho de logística humanitária. Assim, mobilizando parceiros, arrecadando e distribuindo doações para pessoas atingidas por calamidades em todo país.
Atuando em duas modalidades, o Mesa Sesc Brasil auxilia com as doações de forma direta, na colheita, e na seleção e separação para retirada.
Independente da modalidade, a seleção, transporte e armazenamento dos produtos seguem as mesmas normas de controle higiênico-sanitário.
Os doadores são a força matriz do programa, sendo o início de uma cadeia de ações solidárias. E, pensando em formas de contribuir, o Grupo Risotolândia integrou ao programa como doador na modalidade “Banco de Alimentos”.
A doação de alimentos é um ato de responsabilidade social e reduzir os números relacionados à fome e ao desperdício de alimentos é um dos principais objetivos da Risotolândia.
Além da distribuição de alimentos, o Programa desenvolve ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social. Tendo como objetivo promover a alimentação adequada, reeducação alimentar e gestão das entidades sociais assistidas.
Para isso, são realizados cursos, oficinas e palestras para a difusão de conhecimento. Além da troca de informações e experiência junto aos profissionais, voluntários e beneficiárias das entidades sociais, bem como às empresas doadoras.
A visão da Risotolândia é garantir que todos os brasileiros tenham uma alimentação saudável ao longo de suas vidas. Por isso apoiamos e nos dedicamos a contribuir com iniciativas como a Mesa Brasil Sesc.
Se você achou essa iniciativa importante para a melhoria na qualidade de vida da população além da redução dos números relacionados à fome no Brasil, compartilhe esse artigo, ou seja um voluntário(a)!
Juntos vamos mais longe!
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…