Um Dia de Chef: as crianças visitam a central da Risotolândia, conhecendo o ambiente onde suas refeições escolares são preparadas diariamente.
Ao final, as crianças assistem a
uma palestra da nossa equipe
de educação nutricional e aprendem
a fazer um sanduíche natural saudável.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) já registrou que 250 milhões de pessoas de diferentes faixas etárias possuem alergia alimentar. No Brasil, essa realidade ultrapassou 9%, entre crianças e adultos, segundo a Alergia Alimentar Brasil. Os números expressivos de alérgicos podem ser reflexo de diversos fatores, como maior exposição a compostos tóxicos nos alimentos, influências ambientais e até mesmo estresse.
De acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as refeições devem ser adequadas às especificidades de cada cultura regional, incluindo restrições alimentares que garantam a qualidade nutricional dos cardápios e as dietas individuais. Para atender a essa diversidade, é fundamental o trabalho em conjunto entre as unidades escolares, nutricionistas e equipes responsáveis pelas refeições nas escolas.
Os grupos de intolerantes, alérgicos ou com algum tipo de restrição alimentar cresceram 35%, entre 2022 e 2023. Produzimos todos os dias cardápios especiais destinados para quem possui doença celíaca, diabetes, intolerância à lactose, entre outras restrições. A tendência é que esses cardápios sejam cada vez mais adaptados à alimentação, respeitando as necessidades individuais seletividade de cada estudante.
Para nós, os cardápios especiais estimulam o respeito e a inclusão nas escolas, além de incentivar hábitos saudáveis para além da escola, de forma que contribua para o desenvolvimento dos estudantes.