Categorias: Saúde

Por que é importante consumir grãos?

Você já deve ter ouvido falar que a combinação de arroz e feijão é perfeita, não é mesmo?! Definitivamente, esse pensamento popular não está errado. Afinal, esses alimentos são grãos, que fazem parte da base da pirâmide alimentar.

No entanto, por se tratar de carboidratos complexos, muitas pessoas acabam evitando seu consumo. Isso acontece porque  são considerados alimentos extremamente calóricos. E, sim, não é segredo que os grãos fornecem energia para as nossas funções orgânicas. Contudo, isso não significa que eles são vilões.

Afinal, quando ingerimos com moderação, dentro de uma dieta balanceada, eles trazem muitos benefícios. Inclusive, se somamos ao consumo, uma boa rotina de exercícios e nos hidratamos com frequência, este grupo de alimentos pode ajudar na perda de peso. Ainda, eles são ricos em ferro, nutriente vital para a manutenção do sangue. Também possuem grande quantidade de vitaminas do complexo B e fibras.

Por isso, preparamos um compilado com os grãos mais comuns em nosso país e que trazem muitos benefícios. Confira a seguir!

Feijão com arroz – do jeitinho brasileiro!

Em suma, o prato que é a cara do Brasil, é uma combinação perfeita para a nossa saúde. Afinal, o feijão, que é uma leguminosa, possui nutrientes variados. Por exemplo, o mais conhecido, ferro, além de vitaminas do tipo B, cálcio e zinco. Assim, ele traz as proteínas vegetais para o prato, que auxiliam no desenvolvimento de músculos e tecidos do organismo.

Do mesmo modo, o arroz, que também é rico em carboidratos, é fonte de vitamina A e E, além do complexo B. A combinação dos dois contribui para a demanda de energia do corpo e movimenta o metabolismo, através dos aminoácidos que formam as proteínas.

Grão de bico

Assim como o feijão, o grão-de-bico é uma leguminosa. Ele contém proteínas, cálcio, zinco, potássio e magnésio. Também é rico em ácido fólico, responsável pela formação do feto durante a gestação. Seus grãos ajudam a prevenir a osteoporose e doenças cardíacas. Além disso, por ter lenta absorção no organismo, ele auxilia na diminuição da quantidade de açúcar no sangue.

Soja

Uma das funções dos grãos de soja em nosso corpo é a capacidade de reduzir os níveis de colesterol ruim no corpo. Isso porque possui fitoestrógeno, que causa a síntese dessa substância no fígado. Além disso, a soja possui alta quantidade de proteínas e fibras. É muito boa para o funcionamento do intestino e ajuda na manutenção dos ossos!

Milho

Os grãos de milho são extremamente energéticos! Possuem grande quantidade de vitamina B1 e E, que auxiliam o sistema nervoso, sistema digestivo e fortalecem o coração. Além disso, o milho possui antioxidantes, que aliviam a ação de radicais livres no organismo.

Linhaça

Fonte de fibras, oferece muitos benefícios à saúde, especialmente ao cérebro e coração. Afinal, contém grande quantidade de ômega 3. Ainda, ela possui uma substância chamada lignana, que se conecta ao estrógeno, impedindo a sua proliferação descontrolada e auxiliando na prevenção do câncer de mama. Finalmente, uma curiosidade: para melhor aproveitamento da linhaça, é fundamental triturar seus grãos. Isso garante maior absorção dos nutrientes no intestino.

Na Risotolândia, priorizamos a alimentação balanceada e nutritiva de nossos clientes e buscamos atender às necessidades de todos os colaboradores da sua empresa. Para saber mais sobre refeições corporativas de qualidade, acesse o nosso site.

Risotolândia

Posts Recentes

Ansiedade no trabalho: principais causas e como evitar

Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…

4 semanas atrás

20 benefícios corporativos que sua empresa pode oferecer aos funcionários

Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…

1 mês atrás

Segurança alimentar: o que é e como garantir?

Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…

1 mês atrás

10 mitos e verdades sobre produtividade no trabalho

Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…

1 mês atrás

Confira 7 dicas para um plano de retenção de talentos na empresa

Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…

2 meses atrás

10 alimentos para combater a ansiedade no trabalho

Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…

2 meses atrás