Uma mente relaxada influencia diretamente na melhora da qualidade de vida e a manter a produtividade ao longo da semana.
Com tantas mudanças acontecendo ao redor do mundo, a rotina têm se tornado cada vez mais tensa, aumentando o estresse e o cansaço para quem trabalha em casa e para quem realiza suas atividades externamente.
No conteúdo de hoje, iremos te ajudar com 6 dicas de como relaxar a mente, diminuir a tensão e retomar as atividades com as energias renovadas.
Devido ao coronavírus, muitas empresas moldaram seus formatos de trabalho com home office, divisão de escalas de trabalho ou adotando medidas de prevenção para que as equipes continuem a atuar.
Independente da situação da empresa, sem dúvidas os últimos meses foram bem diferentes do habitual. Não só pelas medidas adotadas, mas também pela preocupação que atinge a população.
A situação atual é sim complicada e acaba mexendo não só com a rotina de todos, mas também com o aspecto mental. Por isso, é importante entender como é possível diminuir essa tensão e compreender que, mesmo com as obrigações diárias, também é importante que os funcionários tenham o seu tempo de relaxamento.
Confira a lista que preparamos com 6 formas de relaxar a mente.
Com as restrições para diversos setores, as academias não abriram mais suas portas, mas isso não significa que a prática de exercícios físicos precise parar.
Uma atividade física pode trazer não só benefícios para o corpo, mas também para a mente. No momento atual é um pouco complicado praticar algumas, mas é possível sim realizar treinos em casa.
Academias, professores e aplicativos têm disponibilizado conteúdos gratuitos para que todos realizem exercícios neste período de pandemia.
O sono é sempre algo muito importante quando se trata principalmente de produtividade. Um profissional cansado tende a ter um desempenho mais baixo do que os demais.
Com o período de maior estresse, o sono pode ser afetado. Isso significa que é preciso dar uma atenção ainda maior para esse aspecto e garantir de sete a nove horas de sono por noite.
Além disso, ao deitar é importante evitar o uso de celulares ou assistir à televisão. Com isso, a tendência é que o sono chegue mais rápido e que se possa aproveitar mais esse momento de repouso.
Uma outra prática que pode ajudar também são os cochilos. Aproveitar o horário de almoço para descansar de 10 a 30 minutos pode recarregar as energias para o dia todo.
Esta talvez seja uma das principais formas de relaxar a mente. Assim como com os exercícios físicos, a meditação também pode ser feita em casa.
Aplicativos e vídeos podem auxiliar no aprendizado de técnicas de meditação que levam poucos minutos e podem trazer o relaxamento mental necessário.
Dedique ao menos cinco ou dez minutos por dia para extrair bons resultados desta prática para sua rotina.
Nós já falamos sobre isso por aqui anteriormente, mas, é sempre bom reforçar: As refeições diárias têm um impacto direto no desempenho do colaborador. Não apenas em relação ao trabalho, mas a alimentação é um importante componente no bem-estar como um todo.
Uma pessoa mal alimentada tende a estar mais fraca, cansada, distraída e consequentemente com uma produtividade menor. A ansiedade e o estr0065sse podem fazer com que o apetite diminua, mas mesmo assim é importante se alimentar bem.
Consumir alimentos que fornecem mais energia, aumentam a imunidade e passam mais sensação de saciedade são fundamentais neste período.
Ao longo de um dia de trabalho também é preciso algumas pausas para relaxar a mente e não perder a produtividade.
Nesse sentido os exercícios de respiração podem ser ótimas opções e sem ocupar muito tempo da rotina. Cinco minutos já são o suficiente para o relaxamento mental.
O estresse costuma tornar a respiração mais ofegante e isso faz com que menos oxigênio chegue ao cérebro, nos deixando mais cansados e também tensionando os músculos.
Para resolver essa situação, é importante fazer uma pausa e realizar respirações profundas, inspirando e expirando lentamente.
Cerca de cinco minutos já ajudam a normalizar a respiração e promover o relaxamento.
Muitos profissionais passam o dia todo sentados e isso acaba gerando uma tensão muscular que nos deixa mais cansados.
Os alongamentos podem ser feitos rapidamente numa breve pausa durante o expediente ou durante o horário de almoço, por exemplo.
É importante esticar os braços, as pernas, movimentar a coluna e o pescoço também.
Alguns exercícios bem simples já são o suficiente para relaxar o corpo e a mente.
As empresas podem inclusive sugerir aos colaboradores exercícios para serem feitos durante o dia.
Neste momento é importante que os gestores também deem dicas e apoio aos funcionários, já que o estresse e as preocupações podem estar maiores.
Gostou das dicas? O envio de e-mails com conteúdos como este podem contribuir com o engajamento, mostrar um lado mais humano da empresa e melhorar o desempenho da equipe.
Para saber mais sobre este assunto, você pode conferir nosso material rico sobre motivação de equipes de alta performance.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…