Risotolândia ganha importante fatia do mercado paulistano

A empresa, líder no segmento de refeições coletivas no sul do país, baseia seu sucesso em “estar disponível para o cliente 365 dias por ano.”

Cardápios variados, preparados artesanalmente com cuidado e orientação nutricional, além de um pronto atendimento ao cliente: é usando a qualidade como tempero que a Risotolândia Restaurantes Corporativos – líder em refeições coletivas no Sul do país – projeta expandir seus negócios em São Paulo. A empresa faz parte do Grupo Risotolândia, que tem 65 anos de tradição e uma carta de clientes com os principais nomes em seus segmentos, entre eles: Grupo Adeste, Condomínio GLP, TAM, MercadoCar e Riclan.

O mercado de restaurantes corporativos sofreu uma retração nos últimos anos, mas voltou a dar sinais de crescimento em 2017. Segundo a ABERC – Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas –, só neste ano o setor já faturou R$ 17,3 bi. “É um segmento em que temos muito para crescer ainda, pois 95% dos restaurantes empresariais são terceirizados”, enfatiza Carlos Humberto de Souza, diretor-presidente do Grupo Risotolândia.

Hoje, o Grupo, que também tem uma marca para atender o setor público, está presente em seis estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua expansão é firmada em sua sólida reputação de qualidade e inovação. “Para continuarmos ativos como estamos, temos que continuar crescendo dentro do cliente, com a criação de novos serviços, ou disputando novos segmentos. Queremos adentrar ainda mais o mercado privado”, ressalta o diretor-presidente.

O Grupo tem uma equipe de 4.700 funcionários, servindo mais de 550 mil refeições diariamente, com uma infraestrutura preparada para atender a todas as necessidades dos clientes. Para Carlos Humberto, o sucesso desses números se deve à parceria construída com eles. “Temos a missão de estarmos próximos dos nossos clientes e construirmos um relacionamento aprofundado, até atingir 100% de satisfação. Por isso, nosso compromisso é estar disponível 365 dias por ano”, explica.

Coração da empresa, a matriz em Araucária conta com mais de 12.500 m² de área construída. Tem uma infraestrutura de produção que comporta todas as refeições transportadas para a região, além de centralizar a estrutura que serve de suporte para os atendimentos em todos os demais estados. Por mês, em média 370 mil km são rodados pelo Brasil para oferecer uma alimentação saudável, nutritiva, com qualidade e segurança aos clientes. Souza destaca ainda que toda a base seca sai de Araucária e que o restante é entregue ponto a ponto, seguindo os rigorosos padrões de qualidade exigidos pelas certificações.

Ideias novas, sintonia total em termos de serviços e atendimento ao cliente, qualidade na alimentação e, principalmente, carinho com todo o público e com tudo o que faz são alguns dos motivos que levaram o Grupo Adeste a investir na proposta da Risotolândia. “Nunca precisamos ter uma ‘DR’, porque a Risotolândia é mestre em cuidar do jardim onde quer florir e frutificar sua permanência. Temos certeza de que esta parceria é duradoura e que trará outros frutos. Juntos fazemos mais e melhor”, afirma Cristina Amorim, representante do Grupo, que atualmente conta com quatro restaurantes em suas instalações.

Felicidade no trabalho

Uma pesquisa feita pela HERO, organização voltada a estudos sobre locais de trabalho, confirmou o que empresas preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores já percebiam: funcionários bem alimentados são mais produtivos. Ainda segundo a pesquisa, aqueles que consomem cinco ou mais porções de frutas ou vegetais pelo menos quatro vezes por semana são 20% mais propensos a serem mais produtivos.

Com um time de nutricionistas especializadas em refeições coletivas, o trabalho nas empresas-clientes começa na elaboração do cardápio personalizado, voltado ao perfil dos funcionários, passando pela montagem da estrutura do restaurante, até manutenção predial e palestras com profissionais para a orientação nutricional dos funcionários. Primeira empresa do setor na América Latina certificada pela HACCP, a Risotolândia ainda se destaca pelo serviço diferenciado. O cliente pode personalizar seu cardápio e optar por carnes grelhadas na hora, por exemplo. Ou também, ter um cardápio temático todos os dias da semana, com itens brasileiríssimos e também de gastronomia internacional, afinal de contas, comida saudável existe em todos os lugares do mundo.

“Nos preocupamos com a qualidade de vida dos colaboradores da empresa-cliente, e oferecer um cardápio diferenciado é entender que funcionários que comem bem, produzem mais e são mais felizes! A comida tem o poder de despertar bons sentimentos e isso contribui, inclusive, para a melhora nas relações de trabalho”, explica o diretor-presidente do Grupo.

Para que a alimentação saudável esteja presente também nos lares, a empresa criou o projeto Viva Melhor, em que profissionais atendidos pelos restaurantes corporativos recebem palestras para conscientização e esclarecimento a respeito da saúde alimentar.

Estrutura Personalizada

A Risotolândia é responsável por fornecer e instalar todos os equipamentos necessários para a montagem do restaurante corporativo, além de disponibilizar profissionais treinados para atendimento, cozinha, limpeza e manutenção. “Garantimos todas as melhorias programadas. A cada dois anos o restaurante ou a cozinha ganham uma cara nova! Para isso nosso time conta com uma técnica de edificações e uma designer de interiores, que estão à disposição para realizar os projetos”, finaliza Souza.

Compartilhar