Então é Natal… ou quase. Chegamos a uma das épocas mais mágicas do ano, pelas decorações, presentes e, claro, pela tão esperada ceia, que deixa a mesa repleta de comidas deliciosas. Mas há uma preocupação que sempre fica para o final: quais sobremesas levar?
Por mais que possa parecer uma preocupação pequena, muitos reservam espaço especial no estômago, entre os pratos principais e os aperitivos, para as sobremesas natalinas. Afinal, quem consegue resistir a um doce apetitoso para finalizar a celebração de final de ano com chave de ouro?
Então, se você é uma das pessoas que está em dúvidas ou não sabe o que levar ou preparar de sobremesa para esse Natal, esse blog é para você!
Ao longo dessa leitura, separamos sete opções deliciosas para serem saboreadas logo após a ceia de Natal.
A rabanada é um clássico natalino, presente em grande parte de filmes e séries que se passam nessa época, é uma das sobremesas não poderia faltar na mesa da ceia. Já que, esse doce, é uma espécie de torrada doce, feita de maneira bem simples, mas que fica deliciosa e quase impossível de parar de comer depois da primeira fatia.
Comece fatiando o pão, se ele for francês, e, em seguida, em um tigela adicione água, essência de baunilha e o leite condensado, misturando delicadamente. Em seguida, em uma segunda tigela, quebre e bata bem os ovos. Então, basta mergulhar uma fatia de pão na mistura da primeira tigela e depois na segunda, repetindo esse processo em todas as fatias.
Por último, frite os pães em óleo quente até ficarem bem dourados e finalize polvilhando açúcar e canela por cima.
O panetone é outra das sobremesas tradicionais do Natal. Esse bolo italiano é recheado com frutas cristalizadas ou gotas de chocolate, tornando-se uma opção versátil para agradar a todos os gostos. Então, para esse final de ano, que tal inovar e colocar a mão na massa e preparar o seu próprio panetone?
Comece batendo os ovos, açúcar, manteiga, leite, fermento e a essência de panetone em um liquidificador. Após, peneira a farinha de trigo em uma superfície plana e abra um furo ao centro, adicionando os ingredientes molhados.
Em seguida, vá misturando aos poucos até obter uma massa homogênea que não grude nas mãos. Assim, adicione as frutas cristalizadas ou as gotas de chocolate, finalize colocando a massa em uma forma alta já untada, levando ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 35 minutos.
Além de ser uma das sobremesas mas sofisticadas e tradicionais dessa época do ano, as nozes também são conhecidas por suas propriedades benéficas para a saúde. Claro, sendo uma delícia para comer logo após a ceia.
Em um recipiente, coloque o açúcar, a manteiga e 3 gemas, misturando bem, até ter uma mistura uniforme. Aos poucos, vá adicionando o leite, a farinha e as nozes. Com as claras, misture até obter clara em neve e depois junte a massa, adicionando o fermento. Finalize despejando a massa em uma forma untada e levando a um forno pré-aquecido a 180 °C por 40 minutos.
Para a cobertura, coloque o leite condensado e uma colher de manteiga em uma panela, e cozinhe até soltar do fundo. Ao desligar o fogo, acrescente o creme de leite e misture bem. Por fim, espalhe a cobertura por todo o bolo e decore com as nozes. Caso queira, pode realizar o mesmo passo para o recheio, apenas cortando a massa do bolo ao meio.
Um dos maiores clássicos das sobremesas brasileiras não poderia ficar de fora da ceia. O pudim de leite condensado é uma sobremesa que agrada a todos, de crianças a adultos. Além de ser delicioso, é simples de preparar e pode ser feito com antecedência, facilitando a organização da ceia.
Comece colocando a água e o açúcar na forma de pudim, levando a fogo baixo e mexendo até obter calda caramelizada. Em uma tigela, misture o leite condensado, o leite, as gemas e o extrato de baunilha delicadamente. Por fim, despeje a mistura dentro da forma e a leve ao forno pré-aquecido, em banho-maria, por 2 horas.
O mousse de chocolate é uma opção leve e irresistível de sobremesa, agradando grande parte das pessoas na mesa. Já que, com sua textura cremosa e o sabor intenso de chocolate, é a combinação perfeita para encerrar a ceia.
Comece derretendo o chocolate em banho-maria, adicionando o creme de leite e misturando bem. Enquanto isso, em uma batedeira, coloque as três claras e as bata até obter claras em neve. Finalize misturando a clara em neve com o chocolate em um refratário, levando a geladeira por pelo menos 2 horas.
A torta de maçã é outras das sobremesas que nunca sai de moda, sendo um clássico que dá cheiro ao próprio feriado. Afinal, com um recheio doce e uma crosta crocante, essa torta é uma verdadeira delícia.
Comece triturando as bolachas em um liquidificador ou processador, adicione a manteiga e misture até obter uma farofa úmida para a base da sobremesa. Para o recheio, leve ao fogo médio as maçãs cortadas, o açúcar e o suco de limão, e cozinhe até a água dos ingredientes secar completamente. Logo após, acrescente a canela e deixe descansar.
Para fazer o creme, leve ao fogo, em outra panela, o leite condensado, as gemas e a baunilha e deixe engrossar, até quase atingir ponto de brigadeiro. Assim que atingir o ponto, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Por fim, despejando o doce de maçã, da primeira panela, na forma com a base da torta e, por cima, coloque o creme e um pouco de canela peneirada.
Por fim, leve ao forno, uma última vez, pré-aquecido a 180 °C por 20 minutos.
Mas é pavê ou pra comer?
O pavê é uma sobremesa versátil e deliciosa que encanta a todos, sendo a estrela principal de muitas piadas durante a noite. Uma vez que, com camadas de biscoitos, creme e chocolate, essa é uma opção que combina a leveza com o sabor intenso.
Inicie levando o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó ao fogo médio até quase atingir consistência de brigadeiro. Enquanto isso, em outra panela, vá derretendo a barra de chocolate, misture com creme de leite e deixe esfriar.
Com uma batedeira, bata o creme de leite fresco até chegar ao ponto de chantilly e misture parte dele com o chocolate meio amargo e o restante com o creme branco.
Para a base do pavê, separe um refratário e molhe as bolachas no leite e vá criando um fundo. Assim, tendo completado isso, cubra com o creme branco, molhe mais bolachas e crie outra base por cima, faça outra chamada com o chocolate meio amargo. Por fim, repita o processo intercalando os cremes e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
Com estas sete opções de sobremesas para o Natal, a ceia ficará ainda mais completa e deliciosa. Boas festas!
Ah, se for fazer alguma dessas receitas deliciosas, não deixe de compartilhar conosco em nossas redes sociais. Vamos adorar ver!
E para mais conteúdos sobre alimentação saudável, acesse o nosso blog!
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…