Alimentação e inteligência emocional: como as refeições diárias podem impactar na qualidade de vida?

4 alimentos que garantem energia o dia inteiro

O desjejum, popularmente conhecido como café da manhã, é tido por muitos como a principal refeição do dia. Por se tratar da primeira ingestão de alimentos após um longo período de jejum, ele tem a missão de repor as reservas de energia e disposição ao longo da jornada diária. Mas, o que realmente deve ser consumido durante esse período? Se você precisa de um “up” para aumentar o foco nos estudos, confira 4 alimentos que garantem energia o dia inteiro.

Café

O café é conhecido por ser um dos alimentos que garantem energia o dia inteiro e tira o sono, e obviamente deve estar no topo da lista. Além da cafeína, possui trigonelina, melanoídinas, ácidos clorogênicos e niacina, que auxiliam no aumento da capacidade de concentração. Outra característica interessante sobre o grão é a melhora na velocidade de reação e estímulo do córtex pré-frontal, responsável pela memória de curto prazo. Sendo assim, antes de iniciar uma manhã intensa de estudos a dica é iniciar o dia com uma boa dose de café.

Frutas ricas em carotenoides

É um hábito comum o consumo de frutas no café da manhã. Aqui na Risotolândia, dentre nossos serviços de refeições coletivas, servimos aproximadamente 590 toneladas das mais variadas frutas mensalmente. Nossa dica são os alimentos ricos em carotenoides, por serem antioxidantes e possuírem vitamina C e fibras, tais como melancia, mamão e goiaba.

Banana

Ainda sobre frutas, um alimento que proporciona mais energia ao longo do dia é a banana. Rica em fibras, vitamina C e potássio, seu consumo é altamente recomendado por nutricionistas, especialmente para pessoas com hipertensão.

Ovos

O ovo é um alimento rico em proteínas, repleto de benefícios e extremamente versátil nos modos de preparo. Somente a clara possui quatro gramas de proteínas e vitaminas B2. Por prolongar a sensação de saciedade e ser uma excelente fonte de proteínas, seu consumo é indicado logo cedo para aproveitar melhor suas substâncias.

Escolher corretamente os alimentos que irão compor as refeições de crianças e jovens, faz uma grande diferença e garante que todos tenham disposição para aprender, brincar e ser criança o dia todo.

Leia também: Qual a importância da boa alimentação infantil em cada fase do desenvolvimento?

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