O que é o ISO 9001:2015? Confira!
Falar de ISO 9001:2015 é um assunto que traz muitas dúvidas, tanto para os consumidores, como para os gestores de empresas.
Para solucionar este problema de uma vez por todas, é importante que saiba o que é a ISO 9001 (Organização Internacional para a Padronização). Assim, ele é um sistema que tem por objetivo medir a qualidade e excelência de seus produtos e serviços.
Desse modo, essa norma foi criada para certificar o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Tendo como intuito avaliar o que é necessário para a implementação desse sistema em uma organização.
Portanto, a ISO 9001:2015 certifica que os produtos e serviços de sua companhia proporcionam aos seus clientes uma garantia de qualidade e segurança. Assim, quando a norma é aplicada, são postos em prática requisitos como: melhor organização das atividades internas, implantação de metas e de planos de ação.
Vantagens da ISO 9001:2015
Para você entender melhor as vantagens de implantar este sistema nas empresas de pequeno, médio e grande porte, elencamos abaixo os seus principais benefícios:
- Redução de custos: como consequência contribui para o aumento de sua renda. Entre os fatores que colaboram para essa economia de custos estão redução de desperdícios, identificação de problemas no decorrer dos processos, melhor organização interna etc.;
- Otimização de processos: possibilita que as informações entre os setores sejam mais organizadas. Assim, o reconhecimento de erros se torna mais eficiente e os serviços acontecem de forma mais rápida e eficaz;
- Reconhecimento nacional e internacional da qualidade dos serviços da empresa: ao obter o selo de conformidade ISO 9001:2015. Dessa forma, você ficará na frente de seus concorrentes;
- Favorece um melhor relacionamento entre a empresa e seus clientes: a ISO 9001 possui um requisito que visa a busca pela satisfação do cliente. Os benefícios disso é o investimento em novos produtos e serviços.
Como conseguir a certificação ISO 9001:2015?
Agora, para finalizar seguem algumas condições para conseguir a ISO 9001:
- Possuir um CNPJ;
- Seguir a legislação cabível ao negócio;
- Bom planejamento do sistema de gestão;
- Políticas de qualidade definidas;
- Definição de ações corretivas;
- Ter todo um planejamento sobre as atividades internas de sua companhia;
- Fiscalização de auditoria interna.
Agora que já sabe mais sobre este assunto. Nós da Risotolândia te convidamos a conversar com um de nossos especialistas e se certificar sobre a garantia e qualidade dos alimentos que oferecemos aos nossos clientes.