Ansiedade no trabalho: principais causas e como evitar
No mundo corporativo de hoje, altamente competitivo e com maior rotatividade do que antes, os índices de ansiedade no trabalho aumentaram significativamente.
Dados do relatório People at Work 2023 mostraram que 67% dos trabalhadores brasileiros são influenciados negativamente pelo estresse no trabalho, um número que fica acima da média global.
A ansiedade no trabalho pode causar grandes impactos negativos sobre a produtividade e a entrega das demandas. As empresas precisam estar atentas à saúde mental de seus colaboradores, atentando-se à rotina e à demanda que está sendo colocada sob cada membro da equipe.
Neste artigo, vamos explicar melhor o que é a ansiedade no trabalho, quais as principais causas e como evitar que seus funcionários sejam atingidos por esse fenômeno.
Boa leitura!
O que é a ansiedade no trabalho?
A ansiedade é um sentimento natural do corpo humano que serve para nos alertar quando estamos diante de alguma ameaça. Porém, quando essa sensação se torna recorrente, ela passa a ser um problema.
Conhecida também como estresse ocupacional ou ansiedade profissional, a ansiedade no trabalho caracteriza-se como um estado de preocupação constante no ambiente de trabalho ou causado pelo trabalho.
As principais causas da ansiedade no trabalho
A ansiedade no trabalho pode ser causada tanto por fatores internos quanto externos, ou seja, pode advir de problemas pessoais que existem além do escritório ou surgir dentro do ambiente corporativo.
A ansiedade pode levar a dificuldades de concentração, falhas nas entregas e até sintomas físicos, como falta de ar e dor de cabeça.
Segundo uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, as condições de trabalho estão diretamente relacionadas à ocorrência de transtornos de ansiedade e também absentismo por questões de saúde mental.
Veja abaixo algumas das principais causas da ansiedade no trabalho:
- Pressão para cumprir metas;
- Sobrecarga;
- Gestão abusiva;
- Ambiente de trabalho hostil;
- Assédio moral;
- Falta de reconhecimento;
- Prazos irreais;
- Falta de organização;
- Insegurança;
- Transtornos de ansiedade prévios;
- Microgerenciamento.
Como evitar a ansiedade no trabalho?
E o que a empresa pode fazer para evitar a ansiedade no local de trabalho? A busca pela prevenção da ansiedade é uma responsabilidade maior do setor de Recursos Humanos, mas precisa da colaboração de toda a empresa, especialmente a equipe gestora.
Existem alguns caminhos que você pode seguir para garantir o bem-estar de seus funcionários. Confira abaixo:
Organização e processos internos
Manter a organização e ter processos internos bem definidos evita a ansiedade, pois diminui a taxa de retrabalho e dá mais segurança para os funcionários.
Quando nossos processos internos estão claramente estabelecidos, sabemos a quem recorrer se encontrarmos algum problema e quais ações devemos tomar, além de termos uma visão mais completa de nossas responsabilidades e tarefas.
Equilíbrio com a vida pessoal
A ansiedade no trabalho também pode vir de um desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Para o bem-estar dos colaboradores, incentive a prática de exercícios físicos, hobbies, passeios e viagens em família.
O momento de desligar e descansar é crucial para manter a produtividade e o ânimo no escritório. Por isso, evite horas extras sucessivas.
Ambiente de trabalho saudável
O ambiente ao nosso redor também é um fator relevante no controle da ansiedade. Para trabalharmos tranquilamente, precisamos dos equipamentos de trabalho adequados e espaços de descanso e confraternização.
Ter uma alimentação saudável e um horário tranquilo de almoço também evita o estresse e a ansiedade no trabalho. Por isso, disponibilize um local confortável para as refeições.
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Comunicação e transparência
Problemas de comunicação e mal-entendidos podem ser grandes agravantes da ansiedade no trabalho.
É necessário instruir os supervisores e gestores, principalmente, a evitar frases de duplo sentido ou com abertura para interpretações erradas. Tais atitudes podem deixar os funcionários se perguntando o que está por trás daquela mensagem e causar ansiedade.
Suporte psicológico
Por mais que tenhamos conhecimento e boa vontade, a ajuda de um profissional faz a diferença no combate à ansiedade no trabalho.
Instaurar programas de saúde mental ou deixar um psicólogo à disposição dos funcionários traz leveza e conforto para o local de trabalho, pois sabemos que temos alguém a recorrer caso necessário.
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