A COVID-19, conhecida também como coronavírus têm mudado o dia a dia de toda a população mundial. Por se tratar de uma pandemia, empresas dos mais variados setores passaram a adotar medidas para evitar aglomerações e o aumento do número de infectados. Confira algumas dicas e ações para gestores de RH em meio à pandemia COVID-19.
Uma das principais medidas adotadas é o cancelamento de viagens nacionais e internacionais, e, porquanto, usando como uma alternativa vídeo conferências para reuniões de alinhamento de propostas, apresentações comerciais e afins. Além de terem a mesma eficiência que uma reunião presencial, as reuniões virtuais são uma garantia a mais de segurança para seus profissionais e clientes, afinal, isso é primordial.
Além disso, profissionais que realizaram viagens internacionais ou tiveram contato com pessoas que viajaram e possuem alguma suspeita, deverão ficar em período de quarentena até que a situação seja resolvida.
Para evitar o contato nas rotinas internas de trabalho, o home office foi aderido por muitas empresas. Desta forma, os colaboradores não precisam se deslocar, tampouco enfrentar aglomerações no transporte público.
Gestores de RH em meio à pandemia COVID-19 devem garantir a segurança principalmente dos profissionais que desempenham tarefas diretamente no ambiente de trabalho. Algumas ações vistas nas empresas são: medir a temperatura ao chegarem na empresa, reforçar constantemente a higienização das mãos e uso de álcool gel, uso de EPI’s e horários flexíveis para evitarem horários de pico.
Como medida preventiva, algumas empresas estão até realizando campanhas de vacinação contra a gripe e para o aumento da imunidade dos seus profissionais
Nos restaurantes das empresas, o cuidado deve ser redobrado. É o ambiente que os funcionários se encontram no mesmo local e muitas vezes acaba gerando aglomerações. Separamos algumas dicas baseado no que nós da Risotolândia temos feito não só em nossa unidade central, mas também em nossos clientes:
Organização por turnos: orientamos que a liberação dos colaboradores para o restaurante seja dividida por turnos, de modo que cada turno tenha apenas 50 pessoas no mesmo ambiente. Para cada grupo de colaboradores, orientamos uma permanência estimada de 20 a 30 minutos, no máximo.
Distância social: o layout das mesas do refeitório deve ser reorganizado, respeitando a recomendação de manter a distância social de pelo menos 1.5m entre as mesas. A mesma recomendação vale para a fila do buffet.
Ventilação: lembramos também que a orientação é de manter janelas e portas sempre abertas, proporcionando a máxima ventilação possível no ambiente do restaurante.
Seguindo todas as recomendações, vamos conseguir colaborar nessa corrente e, juntos, amenizaremos a propagação do vírus em todo o país.
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