Alimentação saudável é aliada do sistema imunológico

Manter hábitos saudáveis e priorizar uma dieta equilibrada são requisitos básicos quando se deseja mais saúde e qualidade de vida. Seja qual for a idade do indivíduo, estar atento ao que se consome faz todo o sentido, afinal, ingerir alimentos ricos em nutrientes é fundamental para uma rotina cheia de disposição e energia. 

A boa alimentação também está relacionada ao fortalecimento do sistema imune, sendo necessária para proteger o corpo de algumas doenças, assim como combatê-las com mais facilidade, quando preciso. Os alimentos saudáveis, tais como frutas, verduras, legumes, grãos e carnes, por exemplo, são ricos em nutrientes, favorecendo a criação de células de defesa do organismo e, consequentemente, fortalecendo o sistema imune de cada pessoa.

Confira seis nutrientes que ajudam a melhorar a imunidade e descubra onde encontrá-los!

Vitamina C: Engana-se quem pensa que esta vitamina é encontrada apenas na laranja! Presente em diversos alimentos, tais como limão, morango, repolho, tomate e pimentão, a vitamina C é um potente aliado contra gripes e resfriados, uma vez que estimula a produção das células de defesa no organismo. Seus benefícios vão além, sendo um importante antioxidante e regenerador de tecidos natural.

Vitamina E: Estimulante do sistema imune, a vitamina E ajuda a retardar os danos causados pelos radicais livres, que enfraquecem o sistema imunológico, e também é uma grande aliada no combate ao envelhecimento celular. Encontrada em alimentos como abacate, azeite de oliva, oleaginosas e na gema de ovo, esta vitamina estimula a ação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo contra doenças, infecções e alergias.

Carotenoides: Encontrados em alimentos amarelados, alaranjados e avermelhados, possuem ação anti-inflamatória e fortalecem o sistema imunológico. São adquiridos através do consumo de alimentos como manga, cenoura, tomate, abóbora, batata doce, mamão e frutas vermelhas.

Ácido fólico: Também conhecido como vitamina B9, é encontrado nas leguminosas e nos vegetais de tom verde escuro. Seu papel é fundamental na produção e restauração do DNA e está relacionado à imunidade. É importante saber que essa vitamina não fica armazenada no organismo, por isso é necessário fazer sua reposição diária através dos alimentos recomendados acima. Além de fabricar células, auxilia no desenvolvimento dos músculos e na cicatrização de feridas e machucados. Mulheres grávidas devem manter seu nível de ácido fólico em dia, pois a vitamina é essencial para a replicação celular que compõe o desenvolvimento embrionário. 

Ômega 3: Com ação anti-inflamatória, o ômega 3 é uma gordura considerada boa, que tem papel importante no controle do colesterol e da glicemia. Seus benefícios também incluem mais disposição e melhora da memória, além da prevenção de doenças cerebrais e relacionadas ao sistema cardiovascular. Este nutriente pode ser encontrado na linhaça, chia e também nos peixes de água salgada, como salmão e sardinha.

Zinco: Embora seja fundamental para o controle e diminuição das chances de infecções, o zinco é um mineral que não fica armazenado no organismo. Para tanto, é preciso manter seu nível adequado através da ingestão de alimentos ricos neste nutriente, como os frutos do mar – ostras, lagosta –, carnes vermelhas e frango, além de feijão, lentilha e leite

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