A alimentação hospitalar é um aspecto fundamental quando se fala na recuperação do paciente. Isso porque, a nutrição pensada de acordo com as necessidades de cada pessoa é capaz de fornecer os nutrientes necessários para potencializar a melhora. Seja em casos de doenças ou mesmo na recuperação pós-operatória, implementar uma alimentação individualizada faz toda a diferença. Ela auxilia na redução do tempo de internação e estimula a qualidade de vida dentro do ambiente hospitalar.
A atuação de uma equipe multidisciplinar focada na melhora do paciente é o grande diferencial dos tratamentos médicos da atualidade. E esse fator contribui consideravelmente para a melhora, acelerando o processo de recuperação ao oferecer todos os nutrientes necessários para a sua saúde do paciente. Pensar a alimentação hospitalar é fundamental para proporcionar um espaço de recuperação mais saudável e agradável para o indivíduo que está hospitalizado.
Inclusive, esse é um tema extremamente necessário de ser discutido, visto que a desnutrição dos pacientes é um dos grandes problemas enfrentados pelos hospitais. Dessa forma, os enfermos acabam precisando de um tempo ainda maior de internação, já que os problemas transcendem o fator que originalmente gerou a internação. A desnutrição contribui para a piora dos quadros clínicos e dificulta o processo de recuperação, deixando o paciente mais debilitado e fragilizado.
Leia também: O papel do nutricionista na alimentação hospitalar
Como melhorar a alimentação hospitalar?
Para reverter esses quadros e proporcionar uma alimentação de qualidade para os pacientes, é preciso pensar além. É claro que as dietas hospitalares devem seguir as restrições médicas e abranger diferentes necessidades, olhando de forma individualizada para cada situação. De acordo com cada doença, medicações ou o motivo da hospitalização, a equipe de nutricionistas deve avaliar a situação e, assim, desenvolver uma dieta baseada nas condições atuais do paciente.
No entanto, ainda com as restrições, é possível criar cardápios saborosos e variados. Essas refeições têm um papel muito importante e vão além de simplesmente alimentar. Elas ajudam a proporcionar a sensação de bem-estar, estimulam a qualidade de vida mesmo no período da internação e, assim, motivam o paciente na sua plena recuperação.
Quebrando tabus na alimentação hospitalar
A alimentação hospitalar é motivo de cara feia para muitas pessoas. Afinal, a ideia de uma comida sem graça servida aos enfermos perdurou durante muitas décadas. No entanto, os tempos são outros e a nutrição hospitalar tem passado por significativas mudanças. Hoje em dia, é possível elaborar dietas restritas, porém cheias de sabor. Investir em alimentos diversificados e prezar por um preparo de qualidade faz toda a diferença. Com essa nova prática, o cenário da desnutrição hospitalar tende a diminuir, estimulando a recuperação e o bem-estar mesmo em um leito de hospital.
Além de investir no preparo cuidadoso e em ingredientes diversificados, é possível melhorar a alimentação hospitalar com pequenos gestos. Um prato bonito, com atrativos visuais, colorido e com aromas frescos estimula a vontade de comer. Se você deseja saber mais sobre esse assunto e descobrir soluções eficientes para repensar a alimentação hospitalar, acesse nosso site.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…