Uma alimentação saudável na infância é o primeiro passo para uma vida mais duradoura e com maior bem-estar.
A infância e a juventude são fases de aprendizado, nas quais todos passam por diversas transformações. Fazer com que essas mudanças aconteçam da forma mais natural possível é um dos objetivos de adotar hábitos mais saudáveis desde o início da vida.
As refeições possuem um impacto em tudo que fazemos diariamente, é ela quem nos fornece energia, mantém o corpo funcionando corretamente e ajuda no desenvolvimento.
Então, nada mais justo do que ter um cuidado especial com elas. Confira como os alimentos podem beneficiar o desenvolvimento infantil.
A infância é uma fase de desenvolvimento e quanto a isso certamente não restam dúvidas. Além disso, este é o período em que elas estão descobrindo o mundo e mais dispostas a aprender do que nunca.
Esse é o cenário ideal para iniciar o incentivo a uma série de hábitos positivos que as crianças podem iniciar agora e levar para a vida toda.
Um deles é a prática de esportes, por exemplo. Essa é uma atividade que pode ser um importante agente socializador, contribuir no desenvolvimento físico, aumento da capacidade motora, entre outros benefícios.
À medida em que uma pessoa vai crescendo e atingindo novas fases da vida, é cada vez mais difícil mudar alguns hábitos. Por isso, o ideal é que boas práticas façam parte de nossas rotinas desde sempre.
Como em relação a qualquer outro assunto, com a alimentação isso não é diferente. A infância sem dúvidas é o melhor momento para inserir nas refeições os alimentos que possam trazer a maior quantidade de nutrientes para o corpo.
Muito se fala sobre o consumo de frutas e verduras nessa fase da vida e elas são sim muito importantes, mas o segredo de uma alimentação realmente saudável é a variedade e valor nutricional do alimento.
Se elas conseguirem aprender a importância desses itens e gostarem deles durante a infância, sem dúvidas o caminho para uma vida mais saudável foi iniciado.
O maior benefício de tudo isso é claro que é ter um bom estado de saúde durante toda a vida, já que é fundamental para desempenhar qualquer atividade, independentemente da idade.
Esta certamente é uma das fases mais importantes da vida e ter saúde é um requisito básico para conseguir aproveitar, não é mesmo?
Como falamos no tópico anterior, bons hábitos alimentares são o caminho ideal para ter uma boa saúde.
O que mais queremos para as crianças e jovens é que eles possam aproveitar esse período para brincar, praticar esportes, se divertir e, claro, estudar. Para conseguir tudo isso, em primeiro lugar é preciso ter saúde, mas também ter energia, disposição, felicidade e bom humor.
E o caminho para isso é possuir uma boa alimentação! Ela sem dúvidas pode ser a base para uma ótima infância.
Por isso, é muito importante o papel dos pais, responsáveis, da escola e todos que tenham contato com as crianças no incentivo a realizar boas refeições e adotar bons hábitos de vida.
A educação alimentar é um ponto que pode ser trabalho sobretudo nas escolas, mas também desde os primeiros anos de vida em casa.
Conheça mais sobre esse assunto e o papel das escolas no incentivo à alimentação mais saudável na infância, clicando aqui.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…
Ver comentários