10 passos para desenvolver a resiliência

O ambiente de trabalho está repleto de desafios e, em algumas situações, vence-los não será uma tarefa fácil ou bem sucedida. Por isso, trabalhar e desenvolver resiliência é muito importante, independente do seu cargo ou segmento da empresa em que trabalha.

A resiliência é termo utilizado em diversas áreas, mas possuindo o mesmo significado: a volta ao seu estado natural. Ou seja, é a capacidade de enfrentar e superar situações adversas, recuperando-se de traumas ou estresses intensos, se reinventando e adaptando para solucionar esses desafios.

Nesse sentido, a resiliência é uma habilidade que é fundamental para lidar com os desafios da vida, tanto pessoal como profissional.

E para te ajudar a trilhar esse novo caminho, tornando-se uma pessoa flexível, trouxemos 10 passos para desenvolver a resiliência:

1. Autoconhecimento

O primeiro passo para desenvolver a resiliência é conhecer a si mesmo. Esse primeiro passo é importante pois ao compreender suas emoções, reações e gatilhos emocionais, o processo de lidar com situações desafiadoras torna-se mais fácil e racional, gerando menos impacto na sua saúde física e mental.

2. Autocuidado

O autocuidado está diretamente ligado ao primeiro passo, pois é nele que você também encontra a chave para o autoconhecimento. Por isso, inclua em sua rotina uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos, descanso adequado, tempo para relaxar e, se possível, procure terapia. Como resultado, mantendo a sua saúde física e mental em equilíbrio, faz com que o seu cotidiano se torne muito mais leve.

3. Estabeleça relações

Todos nós precisamos de uma rede de apoio forte e, para aprender a desenvolver a resiliência, essas relações tornam-se essenciais. Uma vez que, amigos, cônjuges, familiares e profissionais da saúde mental podem oferecer apoio emocional, além de compartilhar experiências e ajudar a manter a positividade em tempos difíceis.

4. Desenvolver pensamento positivo

O pensamento positivo não significa ignorar os problemas, mas sim procurar soluções e oportunidades em situações desafiadoras. Isso ajuda a manter a esperança e a motivar a ação.

5. Estabelecer metas realistas

Outro passo que se complementa com o anterior, criar e manter metas realistas é mais do que fundamental para desenvolver a resiliência. Uma vez que, ter objetivos realistas e que podem ser alcançados, ajuda a manter o foco e motivação em tempos mais desafiadores.

6. Aprender com as experiências passadas

As experiências passadas podem ser uma fonte valiosa de aprendizado. Assim, ao refletir sobre essas experiências, você pode identificar estratégias que funcionaram (ou não) e aplicá-las a situações futuras.

Lembre-se que manter-se positivo durante as adversidades torna todo esse processo mais tranquilo. Bem como, a ajudar a desenvolver novas habilidades que o auxiliem a passar por situações semelhantes no futuro.

7. Desenvolver habilidades de resolução de conflitos

A capacidade de resolver problemas efetivamente é essencial para a resiliência. Isso envolve identificar o problema, gerar possíveis soluções, avaliar essas soluções e implementar a melhor opção.

Levando em consideração o ambiente de trabalho, é muito possível que você esteja lidando com outras pessoas e, saber como lidar em situações de conflito, ajudando a apartá-los, é essencial em momentos de adversidades.

8. Distribua sorrisos

Pode não parecer, mas manter o bom humor e sorrir durante tempos difíceis, torna a situações muito mais fácil e leve de se lidar. Além de trazer mais ânimo e encorajar aqueles que estão ao seu redor, ajudando a manter a positividade no ambiente.

9. Aceite as mudanças

Trabalhar a aceitação e a visão de que mudanças são necessárias, sejam elas boas ou ruins, também é essencial para desenvolver a resiliência. Isso porque o nosso desenvolvimento, tanto profissional como pessoal, depende de mudanças. Dessa forma, tente encontrar nelas a possibilidade de aprendizado, evolução e adaptação para novos cenários.

10. Buscar ajuda profissional

Como já mencionamos no terceiro passo, contar com ajuda profissional é essencial para desenvolver a resiliência. Nem sempre estamos aptos a lidar com certas dificuldades e contar com profissional para que você possa falar sobre suas inseguranças, discutir sobre o estresse e compartilhar pensamentos mais profundos é fundamental para o seu cotidiano.

Além de fornecer estratégias e ferramentas que podem ajudar a desenvolver a resiliência.

Desenvolver resiliência é um processo contínuo que requer tempo e prática. No entanto, ao seguir esses passos, você pode aumentar sua capacidade de lidar com adversidades e se recuperar de situações estressantes.

Lembre-se, a resiliência não significa evitar o estresse ou a adversidade, mas sim aprender a lidar com eles de maneira eficaz.

Agora, que tal continuar se informando em nosso blog? Lá você encontrará mais conteúdos interessantes sobre alimentação saudável e dicas para manter uma vida equilibrada.

Não deixe de nos acompanhar e compartilhar com seus amigos!

Até a próxima!

Grupo Risotolândia

O Grupo Risotolândia possui 70 anos de dedicação e compromisso com a qualidade e inovação em soluções de refeições coletivas para escolas, empresas e hospitais.

Responsabilidade e expertise que nos permite preparar e levar alimentação saudável e saborosa para mais de 550 mil brasileiros e brasileiras diariamente.

Para conhecer mais sobre os nossos serviços, entre em contato com um de nossos especialistas!

Risotolândia

Posts Recentes

5 receitas de água saborizada para aliviar o calor

Ainda estamos experimentando o ápice do verão e não há nada melhor que uma bebida…

2 meses atrás

O papel do nutricionista na alimentação coletiva

Quando o assunto trata sobre refeições coletivas, todo e o mínimo cuidado é pouco. Desde…

2 meses atrás

Brain foods e como elas melhoram as suas habilidades

A alimentação tem um papel crucial na manutenção da nossa saúde e no desenvolvimento das…

2 meses atrás

As 4 fases do desenvolvimento infantil

Assistir e acompanhar o crescimento dos nossos pequenos é uma das experiências mais gratificantes que…

2 meses atrás

Aprenda a montar um prato completo e saudável!

A alimentação é um dos pilares fundamentais para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.…

3 meses atrás

Como evitar a contaminação cruzada de alimentos na cozinha?

A contaminação cruzada de alimentos é um perigo que pode causar grandes riscos à nossa…

3 meses atrás