Importância da alimentação na rede pública de ensino

A alimentação na rede pública de ensino cumpre diversos papéis na vida dos jovens estudantes. Além das escolas oferecerem as refeições, elas também precisam ajudar os alunos a criarem bons hábitos alimentares.

Principalmente no ensino público, a alimentação escolar tem até mesmo um papel social na vida dos estudantes, já que alguns deles passam por dificuldades e dependem desse período na escola para superar suas necessidades nutricionais. 

Vamos abordar aqui um pouco sobre a importância da alimentação no contexto escolar e, principalmente, nas escolas públicas.

Alimentação nas escolas

O assunto alimentação é um tema que pode e deve ser trabalhado com grande frequência nas escolas. O período escolar, que compreende principalmente da infância à adolescência, é uma fase que envolve uma série de mudanças.

Para que o desenvolvimento dos estudantes aconteça corretamente, a alimentação tem um papel fundamental, e como os alunos passam boa parte do dia a dia nas escolas estas têm uma função importante no tema.

Em primeiro lugar, é importante trabalhar a educação alimentar para conscientizar os alunos em relação à importância da alimentação. Nessa etapa é preciso tratar sobre os benefícios de boas refeições e também como adotar melhores hábitos.

As escolas que oferecem refeições para os alunos têm uma capacidade ainda maior de impactar a vida deles. Com essas refeições diárias, sem dúvidas o estímulo a consumir esses alimentos pode ultrapassar os muros da escola.

Pensando no ensino público especificamente, é preciso levar em conta que alguns estudantes vivem em situações complicadas financeiramente.

Em alguns casos, podem até mesmo depender dessas refeições para conseguirem se alimentar corretamente durante o dia. Muitas famílias vivem em situação de dificuldade e as escolas também precisam pensar nesse apoio.

Por esse motivo, oferecer uma alimentação de qualidade para as crianças é uma obrigação das instituições de ensino.

Nesse trabalho, contar com o apoio de especialistas no assunto pode ser uma solução tanto para melhorar o trabalho de conscientização em relação à alimentação, quanto para elaborar o cardápio diário para os alunos.

Como cuidar da alimentação na rede pública de ensino?

Às vezes para as escolas públicas lidarem com as questões de alimentação é necessário um grande esforço por parte da gestão.

Além disso, esse será um trabalho constante, já que as refeições serão diárias, então é preciso contratar equipe, mantimentos, estruturar um local e equipamentos.

Para evitar que essas novas atividades sejam inseridas na rotina de trabalho, as escolas podem contar com empresas especializadas em refeições coletivas para escolas.

É um detalhe importante o trabalho especializado no ramo escolar, pois dessa forma poderá atuar em conjunto com a escola na educação alimentar e no fornecimento dos alimentos ideais para o melhor processo de aprendizagem.

Esse cuidado é necessário principalmente pela situação dos estudantes e principalmente para contribuir no estudo e futuro deles.

Para ajudar as escolas neste processo, você pode contar com a Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação. Clique aqui e confira um caso de sucesso dos serviços nos estados do Paraná e Santa Catarina.
Quer descobrir como pode contar com esses serviços para a sua instituição de ensino?

Entre em contato com a nossa equipe para entender como funciona o trabalho e quais os melhores caminhos para implantar uma das soluções líderes em refeições escolares.

Compartilhar