A alimentação no trabalho é um assunto recorrente em nossos conteúdos para as empresas, pois ela tem um papel muito importante nos resultados que podem ser atingidos.
Um colaborador descansado, com energia e concentrado, sem dúvidas tem condições de ter um desempenho melhor do que outro que não possua essas características.
Para alcançar essa produtividade individual e consequentemente melhorar os resultados coletivos da organização, as refeições exercem um papel fundamental. Hoje vamos contar para vocês um pouco mais sobre esse tema, confira.
A alimentação é fundamental para manter o corpo saudável e um corpo saudável certamente tem a capacidade de um melhor desempenho em uma série de atividades.
Com rotinas muito agitadas, as refeições geralmente acabam sofrendo um pouco e a opção de muitas pessoas é se alimentar rapidamente, sem se importar com a qualidade nutricional daqueles alimentos.
Quem escolhe se alimentar dessa forma pode até realmente cumprir o objetivo de almoçar rápido e voltar ao trabalho. Porém muitas vezes essa vantagem pode ser falsa, pois a capacidade de realizar as atividades estará prejudicada e todo o tempo economizado na refeição será gasto neste momento.
Sabia que uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho constatou que maus hábitos alimentares podem diminuir a produtividade em cerca de 20%?
Pois é, com certeza nenhuma empresa quer ter um funcionário com a produtividade comprometida e também nenhum colaborador quer deixar a desejar no ambiente de trabalho.
Por esse motivo é tão importante ter uma alimentação mais saudável no dia a dia e nem são necessárias grandes mudanças para isso. Nada de dietas restritivas, o importante é adotar um cardápio variado e balanceado.
Confira alguns exemplos de alimentos que podem fazer bem ao corpo e melhorar a produtividade:
Inseri-los aos poucos nas refeições diárias é um bom começo para a mudança nos hábitos alimentares.
Com isso certamente a capacidade de desenvolver as atividades no ambiente de trabalho irá melhorar e consequentemente os resultados da empresa.
Muitas pessoas não se importam com questões alimentares e às vezes também nem sabem que esse assunto pode ter um impacto no desempenho no trabalho.
Por isso, em primeiro lugar o papel das empresas é informar essa relação aos seus colaboradores. Esse trabalho pode ser feito com uma série de outras dicas sobre produtividade como prática de exercícios e boas noites de sono, por exemplo.
Uma opção é o setor de RH trabalhar na criação desses conteúdos e enviar semanalmente aos colaboradores. É uma ação simples, mas que pode servir de incentivo para que adotem aqueles hábitos mais saudáveis, que vão trazer melhorias para a vida pessoal deles e também no trabalho.
Nas empresas que oferecem alimentação diariamente para os colaboradores esse assunto se torna um pouco mais simples. Já que a empresa pode desenvolver um cardápio com o objetivo de melhorar o bem-estar da equipe de trabalho.
Consumindo alimentos que estimulem a memória, a criatividade e a concentração sem dúvidas o funcionário sairá ganhando e a empresa também. Esse trabalho em conjunto tem tudo para dar certo.
Quer descobrir como pode implementar um restaurante terceirizado na sua empresa?
Acesse o site da Risotolândia, que é especializada em refeições coletivas para empresas, e saiba como você pode melhorar o engajamento, motivação e produtividade dos seus funcionários.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…