Com a suspensão das aulas, a tarefa de fornecer refeições balanceadas é dos responsáveis pela criança. Em muitos casos, eles têm dificuldades por não estarem acostumados a preparar os pratos e não conhecerem bem a diferença entre as dietas infantis e adultas. Por isso vamos dar algumas dicas de como fazer isso em seu dia a dia e manter os pequenos se alimentando com muita saúde, ainda mais quando isso é mais importante do que nunca.
A infância é a fase de desenvolvimento do ser humano. Para ser perfeito e as crianças crescerem fortes e saudáveis, é fundamental que elas se alimentem de forma nutritiva, ingerindo ingredientes que sejam repletos de benefícios. Além de ajudar na formação, uma alimentação saudável infantil afasta doenças e deixa o corpo funcionando da forma ideal. Então é fundamental que a criança continue se alimentando bem também fora da escola.
O principal para conseguir convencer as crianças a comerem determinados alimentos é tornar as refeições uma experiência que vá além de apenas comer. Para isso, siga estas dicas que separamos:
A hora das refeições deve ser exclusiva disso. Então sente-se à mesa com seu filho e aproveite para conversar sobre alimentos e seus benefícios, tornando o momento especial e divertido. Assim as crianças ficam mais suscetíveis a experimentar novos ingredientes.
Quando você servir a criança, explique tudo o que tem no prato e seja sincero. Para convencê-la a comer, mostre que é gostoso, experimente, conte quanta diferença faz comer de forma saudável.
Seu prato também deve ter o que você está incentivando a criança a comer. Assim ela fica animada e estimulada. E não se esqueça de falar como a refeição está gostosa e saborosa.
Você deve divertir as crianças, apresentar os ingredientes de forma lúdica, seja cortando em outros formatos ou colocando em outras receitas. A aceitação será mais fácil dessa forma.
Faça tudo isso sempre respeitando os pequenos, seu apetite e vontade. Forçar a comer só tornará a experiência negativa. E também evite oferecer recompensas ou trocar o alimento. Assim ela inevitavelmente vai relacionar que tem que comer algo que não gosta para conseguir o melhor depois.
Tudo isso é uma forma de você incentivar dietas saudáveis e ensinar os benefícios dos alimentos para os pequenos, quase como ocorre nas próprias escolas. Com essas dicas será muito mais fácil manter uma alimentação saudável para as crianças em casa. Logo vai se tornar parte da rotina e todos os dias vocês estarão à mesa fazendo as refeições, se divertindo e aprendendo juntos.
O trabalho em conjunto entre escola e os responsáveis sem dúvidas é o ponto principal nesse trabalho de educação alimentar com as crianças.
A escola tem um papel muito importante na questão de conscientização e também de informação sobre os benefícios das dietas saudáveis. Além disso, é um importante agente no que diz respeito ao incentivo ao consumo destes alimentos, principalmente aquelas que oferecem refeições aos alunos.
É nesse trabalho que a Risotolândia refeições escolares podem colaborar com as escolas. Fornecer alimentação saudável e de qualidade é a nossa principal missão, além disso também queremos atuar em conjunto com as escolas com a educação alimentar.
Para isso, também temos projetos que trabalham de maneira lúdica a importância da alimentação saudável nessa etapa do desenvolvimento e também ações que incluem os responsáveis para tornar esse trabalho completo.
Gostou do nosso conteúdo? Se quiser aprender mais sobre alimentação infantil ou escolar, clique aqui.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…