Do total de 210.521 atendimentos feitos pela Risotolândia para parte dos alunos que estudam na rede pública de Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná, 1727 são para estudantes que precisam de cuidados especiais na alimentação. Isso porque eles têm restrições alimentares e recebem, todos os dias, refeições diferenciadas que seguem rigorosamente as recomendações médicas enviadas à Secretaria de Educação de cada município.
A responsabilidade na cozinha, para esses atendimentos, fica por conta da Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação – uma das fornecedoras do serviço que tem mais de 65 anos de experiência no segmento de refeições coletivas. Segundo a empresa, localizada em Araucária, para esse grupo de alunos atendido pela empresa, são produzidos mais de 485 tipos de cardápios que atendem necessidades individuais dos alunos. A maioria são celíacos, mas as dietas atendem crianças intolerantes à lactose, hipertensos, quadros de obesidade, crianças em tratamento oncológico e muitas outras patologias. Vale lembrar que todas as dietas são feitas em cozinhas isoladas e exclusivas para então serem entregues aos alunos, sempre com etiquetas que levam o nome da criança e o nome da escola para evitar possíveis erros na hora da distribuição.
No entanto, desde 2018, a empresa adotou uma nova modalidade de entrega dessas dietas diferenciadas, garantindo ainda mais qualidade aos alunos. “Iniciamos um novo método de entrega no qual a dieta chega na escola refrigerada, com temperatura de até 10°C, em embalagens indicadas para o aquecimento em micro-ondas, garantindo a integridade do alimento. Essa mudança, que já foi implantada em todas as escolas atendidas, garante ainda mais segurança alimentar e preserva as propriedades nutricionais do alimento, sem contar na praticidade de aquecer as refeições na própria unidade educacional em fornos micro-ondas”, comenta Thais Felix, nutricionista supervisora das dietas especiais na Risotolândia.
Foi a própria fornecedora que implantou o equipamento nas escolas que têm o serviço de dietas especiais. O aquecimento das dietas são feitos por atendentes treinadas, que elevam a temperatura do alimento acima de 70°C, aumentando a aceitação dos alunos ao alimento especial. A Risotolândia tem 342 pontos de atendimento em Curitiba e SJP e 90% das escolas recebem dietas refrigeradas para seus alunos.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…