Ansiedade no trabalho: principais causas e como evitar

No mundo corporativo de hoje, altamente competitivo e com maior rotatividade do que antes, os índices de ansiedade no trabalho aumentaram significativamente. 

Dados do relatório People at Work 2023 mostraram que 67% dos trabalhadores brasileiros são influenciados negativamente pelo estresse no trabalho, um número que fica acima da média global.

A ansiedade no trabalho pode causar grandes impactos negativos sobre a produtividade e a entrega das demandas. As empresas precisam estar atentas à saúde mental de seus colaboradores, atentando-se à rotina e à demanda que está sendo colocada sob cada membro da equipe.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é a ansiedade no trabalho, quais as principais causas e como evitar que seus funcionários sejam atingidos por esse fenômeno.

Boa leitura!

O que é a ansiedade no trabalho?

A ansiedade é um sentimento natural do corpo humano que serve para nos alertar quando estamos diante de alguma ameaça. Porém, quando essa sensação se torna recorrente, ela passa a ser um problema.

Conhecida também como estresse ocupacional ou ansiedade profissional, a ansiedade no trabalho caracteriza-se como um estado de preocupação constante no ambiente de trabalho ou causado pelo trabalho.

As principais causas da ansiedade no trabalho

A ansiedade no trabalho pode ser causada tanto por fatores internos quanto externos, ou seja, pode advir de problemas pessoais que existem além do escritório ou surgir dentro do ambiente corporativo.

A ansiedade pode levar a dificuldades de concentração, falhas nas entregas e até sintomas físicos, como falta de ar e dor de cabeça.

Segundo uma pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, as condições de trabalho estão diretamente relacionadas à ocorrência de transtornos de ansiedade e também absentismo por questões de saúde mental.

Veja abaixo algumas das principais causas da ansiedade no trabalho:

  1. Pressão para cumprir metas;
  2. Sobrecarga;
  3. Gestão abusiva;
  4. Ambiente de trabalho hostil;
  5. Assédio moral;
  6. Falta de reconhecimento;
  7. Prazos irreais;
  8. Falta de organização;
  9. Insegurança;
  10. Transtornos de ansiedade prévios;
  11. Microgerenciamento.

Como evitar a ansiedade no trabalho?

E o que a empresa pode fazer para evitar a ansiedade no local de trabalho? A busca pela prevenção da ansiedade é uma responsabilidade maior do setor de Recursos Humanos, mas precisa da colaboração de toda a empresa, especialmente a equipe gestora. 

Existem alguns caminhos que você pode seguir para garantir o bem-estar de seus funcionários. Confira abaixo:

Organização e processos internos

Manter a organização e  ter processos internos bem definidos evita a ansiedade, pois diminui a taxa de retrabalho e dá mais segurança para os funcionários.

Quando nossos processos internos estão claramente estabelecidos, sabemos a quem recorrer se encontrarmos algum problema e quais ações devemos tomar, além de termos uma visão mais completa de nossas responsabilidades e tarefas.

Equilíbrio com a vida pessoal

A ansiedade no trabalho também pode vir de um desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Para o bem-estar dos colaboradores, incentive a prática de exercícios físicos, hobbies, passeios e viagens em família. 

O momento de desligar e descansar é crucial para manter a produtividade e o ânimo no escritório. Por isso, evite horas extras sucessivas.

Ambiente de trabalho saudável

O ambiente ao nosso redor também é um fator relevante no controle da ansiedade. Para trabalharmos tranquilamente, precisamos dos equipamentos de trabalho adequados e espaços de descanso e confraternização.

Ter uma alimentação saudável e um horário tranquilo de almoço também evita o estresse e a ansiedade no trabalho. Por isso, disponibilize um local confortável para as refeições.

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Foto de homem de negócios em restaurante almoçando

Comunicação e transparência

Problemas de comunicação e mal-entendidos  podem ser grandes agravantes da ansiedade no trabalho. 

É necessário instruir os supervisores e gestores, principalmente, a evitar frases de duplo sentido ou com abertura para interpretações erradas. Tais atitudes podem deixar os funcionários se perguntando o que está por trás daquela mensagem e causar ansiedade.

Suporte psicológico

Por mais que tenhamos conhecimento e boa vontade, a ajuda de um profissional faz a diferença no combate à ansiedade no trabalho. 

Instaurar programas de saúde mental ou deixar um psicólogo à disposição dos funcionários traz leveza e conforto para o local de trabalho, pois sabemos que temos alguém a recorrer caso necessário.

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