Gamificação: aplicativos de jogos tem ajudado com a aprendizagem na pandemia

Com as rotinas de trabalho afetadas pelo Covid-19, empresas apostaram em atividades gamificadas para manter os colaboradores motivados 

O conceito “gamificação”, já bastante difundido no meio corporativo e teve sua presença intensificada durante a pandemia. Trabalho remoto, redução de carga horário e várias outras mudanças começaram a fazer parte dos trabalhadores.

Para que tanto empresas, quanto funcionários pudessem atuar o mais próximo do normal plataformas online, como os aplicativos gamificados, foram caminhos que surgiram para ajudar na produtividade, comunicação e na aprendizagem na pandemia.. 

Nas palavras de Brian Burke, VP do Gartner Group – referência mundial em pesquisa e consultoria – a gamificação consiste no:

“Design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar pessoas para que elas atinjam seus objetivos”. 

A tecnologia no ambiente de trabalho e na sociedade de maneira geral é uma tendência que chegou para ficar. Cada vez mais elas precisam ser vistas como aliadas das organizações, principalmente em relação a redução de custos e melhora de resultados. 

Uma grande verdade diante de tudo isso é que a pandemia do coronavírus acelerou esse processo de transformação digital dentro das empresas. A seguir vamos contar um exemplo dessa situação que aconteceu aqui mesmo na Risotolândia.

Como o app Universo Risotolândia ajuda com a aprendizagem na pandemia

Antes mesmo de todas as medidas de segurança e isolamento que a pandemia trouxe, o Grupo Risotolândia, especialista em refeições coletivas, foi pioneiro no seu setor a desenvolver um aplicativo totalmente gamificado, o Universo Risotolândia. Este que foi lançado em fevereiro de 2020.

Confira o que Kamille Dantas, gerente de RH da Risotolândia falou sobre o aplicativo:  

“Nossa proposta é que o desafio de cada colaborador dentro do game esteja de acordo com os desafios que ele tem no dia a dia da empresa”

Nos dois primeiros meses do lançamento do jogo, o grupo observou que 70% dos jogadores eram profissionais com atuação em unidades externas à Unidade Central, no Paraná. A análise desses dados só reforça a importância da tecnologia para integrar toda a empresa, já que a Risotolândia conta com funcionários em sete estados do país.

Mesmo a distância as ferramentas digitais permitem ações de educação corporativa, treinamentos e facilita que a qualidade dos serviços seja a mesma independente do local.

Gamificação na prática 

O acesso ao game foi dividido em etapas: a primeira, disponibilizada em fevereiro de 2020, teve por objetivo principal despertar o interesse e gerar integração entre os colaboradores.  A fase seguinte foi definida de acordo com a área de atuação do profissional, com perguntas específicas para cada uma delas, sendo que cada área tem a sua própria “galáxia” dentro do universo do jogo. 

Todas as perguntas surgiram da participação de profissionais de todos os níveis da organização da empresa – pedagogos, psicólogos, engenheiros de alimentos, nutricionistas, cozinheiros e auxiliares de cozinha – que contribuíram voluntariamente para a construção do game, com apontamentos minuciosos de sua rotina de trabalho.

Em abril de 2020, já durante a pandemia, o app gamificado teve um novo direcionamento. A partir desse momento, os jogadores passaram a ser direcionados para os cursos na UCR – Universidade Corporativa Risotolândia, outra plataforma do grupo de refeições coletivas, que oferece mais de 60 cursos à distância. Os cursos da UCR estão inseridos dentro do jogo: para avançar em cada fase, é necessário um código de segurança, acessado somente ao final de cada curso da UCR.  

Esse formato tem se mostrado bastante efetivo, já que houve um aumento no número de inscritos nos cursos e também no número de jogadores. Viu só como é possível encontrar formas para melhorar o engajamento, desempenho e a aprendizagem durante a pandemia?

Investimento em tecnologia e inclusão digital

O uso do APP na educação corporativa é parte do plano de inclusão digital adotado pela organização desde 2016, que teve início com a implantação da Universidade Corporativa que, em quatro anos, já capacitou 1200 colaboradores.

As estratégias de desenvolvimento do app gamificado contou com o subsídio de uma pesquisa acadêmica que constatou:  74% do quadro de colaboradores da empresa tinham smartphones com acesso à internet, 63% dos acessos eram motivados pela busca de informação, 28% pela diversão e 9% pelo desenvolvimento de novos conhecimentos.

Fernando Seacero, psicólogo e sócio fundador da i9ação – empresa paulista parceira que viabilizou o APP – acredita que a ferramenta pode gerar um maior nível de colaboração e um maior índice de retenção. “E, em um mercado tão competitivo, a retenção do talento é primordial”, destaca.

A proposta da Risotolândia é atrair talentos e assegurar o desejo de permanência na empresa, observando pontos fortes e avaliando oportunidades de melhoria nas equipes. “Os conteúdos gamificados geram a aproximação entre empresa e colaborador, transformando o conhecimento em uma experiência mais divertida e imersiva, com feedback contínuo”, complementa Fernando. 

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Acesse o site e confira mais sobre nossos projetos e iniciativas para oferecer os melhores serviços de refeição coletiva.

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