Alimentação e inteligência emocional: como as refeições diárias podem impactar na qualidade de vida?

Dicas de atividade física para crianças e os seus benefícios

Praticar algum esporte ou exercícios em geral certamente é importante em várias fases da vida para a manutenção da saúde, porém na infância, as atividades físicas têm um papel de grande importância no desenvolvimento dos pequenos.

Os tipos de exercícios podem ser os mais variados e para as crianças eles podem vir até mesmo em formato de brincadeira.

No post de hoje você vai conhecer algumas atividades físicas para crianças e entender porque é uma boa prática incentivá-las a se exercitar.

Atividades físicas para crianças

Acima de tudo, é importante entender se a criança tem interesse em praticar alguma atividade física. Com o crescente desenvolvimento de ferramentas digitais, muitas têm deixado os exercícios e as brincadeiras de rua de lado.

Contudo, é importante que elas sejam incentivadas a se exercitarem, principalmente por causa dos benefícios que isso pode trazer para sua própria saúde e desenvolvimento.

Os caminhos mais tradicionais são os esportes, como futebol, vôlei, ciclismo, natação e artes marciais. As opções para praticá-los também são variadas, já que as crianças podem ser matriculadas em escolhinhas, praticar com os pais ou então com outras crianças em algum local perto de casa.

Outras maneiras para ingressar os pequenos em uma atividade que exercite o corpo é uma aula de dança, de ginástica, pular corda ou uma parede de escalada, por exemplo.

Todas essas além de exercitar o corpo podem ser divertidas para as crianças e também agirem como um aspecto socializador para os pequenos.

Benefícios de atividade física para crianças

Um bom desenvolvimento das crianças parte desde os cuidados dos responsáveis, passa por questões como hábitos escolares, alimentação saudável, acompanhamento médico e nesse processo certamente também precisam ser incluídas as atividades físicas.

A atividade física para crianças pode contribuir com uma série de fatores. Não é à toa que muitas escolas trabalham a educação física em suas grades curriculares.

Os benefícios podem ser notados tanto em questões físicas, quanto intelectuais e até mesmo em relação ao humor e auto estima das crianças, por exemplo.

Um dos principais motivos para praticarem exercícios é o controle do peso. Doenças como a obesidade infantil são muito presentes no Brasil e podem causar diversos problemas no desenvolvimento da criança.

Uma alimentação saudável aliada a atividades físicas pode combater esses problemas, além de atuar principalmente na prevenção de outras doenças que podem aparecer na vida adulta.

Manter um rotina de exercícios também pode estimular o desenvolvimento corporal.  Atividades físicas contribuem para o fortalecimento dos ossos e influenciam no crescimento, por exemplo.

Além disso, os exercícios servem também para tornar as crianças mais felizes e confiantes.

É importante ressaltar que é preciso dar autonomia para a criança optar pelas atividades que mais gosta e aliar isso a outras boas práticas, como a alimentação, por exemplo.

Para conferir outros conteúdos sobre o desenvolvimento infantil continue acompanhando o nosso blog. Separamos hoje para você um conteúdo sobre 5 alimentos que estimulam o cérebro, confira.

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.