Alimentação e inteligência emocional: como as refeições diárias podem impactar na qualidade de vida?

Bê-a-bá para empreender: entenda os erros e acertos das empresas.

Abrir seu próprio negócio não traz só benefícios para você. Apenas em janeiro de 2019, pequenos negócios geraram mais de 60 mil empregos, ao contrário das grandes empresas, que registraram a extinção líquida de mais de 25 mil empregos. Montar uma empresa normalmente se dá por fatores como identificar uma oportunidade e até mesmo fugir do desemprego. Mas quem é marinheiro de primeira viagem normalmente passa por dificuldades, mesmo tendo alguns ingredientes para facilitar, como cursos e o apoio de instituições.

O Sebrae realizou uma pesquisa em São Paulo para entender o motivo de tantas empresas fecharem em seus primeiros cinco anos de atividade. São ótimos dados para quem está planejando ir por esse caminho, mas não tem ideia dos riscos e nem como fazer dar certo.

A pesquisa também faz um paralelo com empresas que continuam funcionando e possibilita aprendermos com elas. Seguindo essa receita, a chance de dar certo aumenta consideravelmente.

O primeiro erro de quem está abrindo uma empresa é não fazer pesquisas e nem planejamento sobre o mercado em que vai entrar. Por exemplo, 46% dos entrevistados não sabiam o número de clientes que teriam e nem o hábito de consumo deles. Além disso, outro erro comum é decidir iniciar por conta própria, sem procurar ajuda de pessoas ou instituições especializadas.

Existem, ainda, vacilo básicos, como não pensar no funcionamento da empresa quando se ausentar, em férias, por exemplo.

A pesquisa também mostra que não é a sorte que mantém seu empreendimento aberto. Cerca de 82% das empresas encerradas não contou com um planejamento, este que deve sempre ser atualizado, para aperfeiçoar produtos e serviços. Comparando com os casos de sucesso, 72% deles já tinham experiência prévia no ramo.

Estratégias para atrair clientes também são essenciais para o futuro de seu negócio. Empresas que continuam em atividade apostam em produtos e serviços diferenciados, enquanto as que fecharam tinham o foco em preços competitivos. Comportamentos como se antecipar aos fatos, buscar intensamente informações e persistir nos objetivos, tendo um plano de ação para atingi-los, distinguem empreendedores de sucesso.

Com essa receita, o caminho para empreender ou manter sua empresa funcionando fica muito mais claro. É importante segui-las com atenção, buscar sempre se informar com especialistas e realizar cursos para aprender mais.

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