As pesquisas que avaliam o índice de satisfação profissional são constantes dentro das organizações. É comum que os gestores tenham interesse nesses dados, afinal, eles podem interferir tanto na produtividade, quanto na imagem da empresa junto ao mercado. De acordo com um estudo recente, os funcionários satisfeitos e felizes são 31% mais produtivos do que aqueles que não se sentem felizes em suas funções.
A insatisfação pode estar relacionada a diversos fatores. Entre os principais estão o excesso de trabalho, o acúmulo de funções e a desvalorização salarial. Porém, questões como a harmonia no ambiente de trabalho, a qualidade e o conforto do local, bem como as relações com colegas também influenciam nessa sensação. Muitas vezes, pequenos ajustes e uma relação mais próxima entre o gestor e o colaborador podem auxiliar na melhora da satisfação.
Como promover a satisfação dos funcionários?
Como dito anteriormente, a satisfação está relacionada a uma série de fatores e não existe uma solução única para estimulá-la dentro da empresa. São atitudes que precisam ser tomadas diariamente, em diferentes níveis e aspectos, que incluem desde o conforto até a qualidade das relações.
Manter um clima harmônico, promover espaços abertos para a conversa e a troca de experiências, além de valorizar cada funcionário e estimular o seu crescimento, ajudam a elevar o nível de satisfação dentro do ambiente de trabalho.
Também é necessário atentar para o bom direcionamento dos talentos. Ou seja, garantir que as qualidades e os diferenciais de cada um sejam empregados da melhor maneira em funções e cargos. Isso não apenas influencia na produtividade e no desempenho, como também faz com que o colaborador se sinta importante e valorizado em sua função.
A importância da comunicação
A comunicação é importante em todas as relações. Fala-se muito sobre a importância da comunicação horizontal dentro das empresas e, de fato, a partir dela é possível gerar o engajamento da equipe. No ambiente profissional, ela pode promover ou mesmo prejudicar a satisfação. Por isso, é necessário manter um canal de comunicação aberto entre os colaboradores e os gestores, com reuniões periódicas, atividades de integração e canais digitais atualizados.
Felicidade no ambiente de trabalho
Investir na felicidade dos colaboradores tem sido cada vez mais importante no mercado. Isso porque, as pessoas valorizam a qualidade tanto do ambiente, quanto das relações, o que influencia no desempenho, produtividade e, consequentemente, na satisfação profissional.
As empresas que conseguem colocar em prática ações que estimulam a satisfação das equipes observam uma melhora significativa na qualidade das funções. Trabalhadores motivados são mais comprometidos no trabalho, o que também diminui o índice de faltas, falhas e, assim, colabora para o crescimento da organização como um todo.
Resumindo…
A satisfação profissional proporciona:
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