Como tornar um ambiente de trabalho mais inclusivo?

A diversidade no local de trabalho é a variedade de diferenças entre os indivíduos de uma organização, tornando o ambiente inclusivo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Glassdoor, 67% dos candidatos buscando por uma oportunidade de emprego disseram que têm uma força de trabalho diversificada.

Nessa mesma pesquisa, 57% dos participantes afirmaram que as empresas deveriam ser mais diversificadas.

Tornar uma empresa pular e diversificada, não se resume a fazer postagens com neutralidade de gênero. Uma vez que, transformar o ambiente corporativo inclusivo vai muito além  disso.

Isto é, o tema abrange gênero, raça, grupos étnicos, idade, espiritualidade, orientação sexual, status de cidadania, condições mentais e físicas, entre outras características. Sendo todas elas relacionadas à interseccionalidade no trabalho

Leia mais sobre: Diversidade e Inclusão: desenvolvimento interpessoal e profissional  

Isso significa que inclui não apenas como o indivíduo se identifica, mas também como os outros o percebem.

Com essa nova exigência do mundo do trabalho, grande parte das empresas já estão trabalhando em frente a esse ativo estratégico. Uma vez que traz benefícios internos e externos para todos que estão envolvidos.

Por outro lado, colocar a gestão da identidade em prática não é fácil. Por isso, esperamos que, com esse artigo, você possa ter um direcionamento de “por onde começar” a implementar um ambiente inclusivo na sua corporação. 

Repense as políticas da empresa

Coloque a gestão da diversidade nos documentos oficiais da empresa, registrando as consequências para quem não seguir o Código de Conduta.

O planejamento dessa política deve ocorrer de forma cuidadosa, com o objetivo de garantir a igualdade nos direitos de todos. No momento da contratação, a remuneração e o incentivo ao desenvolvimento profissional. 

Se atente para a comunicação interna

Se a comunicação entre os gestores e os colaboradores não estiver bem alinhada sobre o valor da diversidade, será difícil possuir um local inclusivo. Além de mudar a percepção das pessoas no ambiente empresarial.

Por isso, invista em treinamentos e encontros onde todos os colaboradores da empresa devam participar, independente do cargo ou perfil pessoal. Nesses treinamentos, aborde temas que apontem a importância da diversidade e inclusão.

A cultura da sua empresa promove a inclusão?

Análise a cultura organizacional da empresa, se ela não promove a inclusão, o que você pode fazer para mudar essa realidade?

Realize pesquisas internas para conseguir avaliar o sentimento dos colaboradores sobre a cultura da empresa. Dessa forma, será mais fácil descobrir problemas que levem a conflitos ou saída de talentos da empresa.

Aqui na Risotolândia, assumimos o objetivo principal de promover um ambiente inclusivo

Por conta disso, desenvolvemos projeto realizado em conjunto com a Asid Brasil, cujo nome é EmPODERa. Com o seu desenvolvimento, criamos um canal de comunicação aberto entre colaboradores, familiares e gestores, cultivando e mantendo a cultura inclusiva em nosso Grupo.

Dessa maneira, realizamos a capacitação e desenvolvimento de colaboradores com deficiência. Além de implementarmos ações inclusivas que estabelecem maior conscientização e educação em nossos times.

Após a implementação do projeto, atingimos a marca de 226 pessoas com deficiência contratadas, e estamos buscando uma meta muito maior!

A melhor forma de inclusão é o acolhimento. 

Na Risotolândia, entregamos qualidade de vida para você e para nossos colaboradores. Pois, acreditamos que essa é a única receita para servir refeições com qualidade: colocando amor em cada prato.

Se você quer saber mais sobre o projeto EmPODERa, entre em contato por um de nossos canais de atendimento ou navegue pelo nosso site!

E se gostou desse conteúdo e quer ler mais, acesse nosso blog!

VOLTAR
Fique atualizado.
Receba as publicações do Blog Risotolândia diariamente na sua caixa de mensagens.