Cozinha 4.0: o que é e quais seus benefícios?
Com a transformação digital que o mercado passou nas últimas décadas, a cozinha 4.0 é uma tendência que já dominou e revolucionou muitas instituições.
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar ou sua empresa ainda não tenha implementado essa tendência, não estamos falando de nenhum bicho de 7 cabeças.
Trata-se da transformação da cozinha tradicional para um ambiente repleto de automação e implementando com tecnologias inovadoras que são atualizadas constantemente, como a Inteligência artificial.
Essas tecnologias são utilizadas para facilitar e dar maior agilidade em todos os processos executados dentro de uma cozinha industrial. Além disso, também é responsável por reduzir tempo e eliminar desperdícios.
Nesse artigo você vai descobrir o que é cozinha 4.0 e seus principais benefícios. Continue lendo!
O que é cozinha 4.0
Também conhecida como cozinha inteligente, a cozinha 4.0 já é realidade a alguns anos para quem trabalha no ramo da alimentação. Essa tendência surgiu em um movimento onde empresas buscam e conseguem integrar processos tecnológicos na rotina de trabalho do seu negócio.
Com o uso dessa tecnologia para evoluir, os pedidos são entregues de forma muito mais rápida que nos restaurantes tradicionais e o atendimento acelera a forma como o pedido é realizado e pensado, por exemplo.
Sendo assim, ao implementar a cozinha 4.0 no seu método de trabalho, pode ocorrer um aumento de produtividade.
O processo de adesão da cozinha 4.0 caminha lentamente, uma vez que restaurantes antigos preferem se manter tradicionais, tendo a tendência adotada majoritariamente por empresas novas.
Vimos que a cozinha 4.0 transformou a forma de trabalho dos colaboradores, onde encontramos geladeiras inteligentes, resfriadores rápidos, ultracongeladores e outros equipamentos variados da alta tecnologia são encontrados.
Vantagens de adotar a cozinha 4.0
#1 Proporciona um aumento significativo na produtividade do negócio
Com o aumento na exigência por páginas mais intuitivas e cardápios, pedidos e avaliações mais acessíveis, a produtividade que a cozinha 4.0 oferece aos restaurantes é perceptível.
Além disso, outro ponto de produtividade, está na redução da rotatividade dos funcionários, na facilitação da produção das receitas e auxílio na confecção de receitas padronizadas.
#2 Maior agilidade na confecção e resfriamento dos pratos
Um dos objetivos da cozinha 4.0 é acelerar o cozimento e resfriamento de alimentos para entregá-los com maior qualidade em menor tempo.
Fogões inteligentes e ultracongeladores podem realizar isso, além de contarem com muitos outros recursos digitais.
Alguns ultracongeladores alcançam temperaturas que permitem a conservação de alimentos por até 90 dias, conservando seus nutrientes, aparência e sabor.
#3 Economia no fluxo de caixa
Com a implementação da cozinha 4.0 o resultado com a economia será perceptível. Isso acontece pois o restaurante passa a produzir alimentos com menos recursos.
A soma da redução do custo de água, energia e gás, proporcionado pelo rápido processamento dos alimentos, garante um fluxo de caixa com menos saídas de valores orçamentários.
Automatizar e otimizar processos são pilares quando pensamos na evolução das empresas. Para conquistar todo potencial do seu negócio ter ferramentas que facilitam a gestão do seu negócio será um diferencial.
Se você quer usufruir de um restaurante corporativo inovador e deixar a área alimentícia da sua corporação mais atraente e acolhedora, invista na cozinha 4.0!
A tendência que antes era futuro do mercado e hoje está iniciando sua história em busca da sustentabilidade e aprimoramentos tecnológicos.
Converse com um de nossos especialistas e passe a proporcionar refeições de qualidade para seus colaboradores.
Compartilhe esse artigo com quem atua na área alimentícia, deixe um comentário com a sua opinião sobre essa tendência!