Os millennials são a mais nova e jovem força no mercado de trabalho. Só que, como em qualquer conflito de gerações, há uma dificuldade de adaptação e entendimento entre as partes que dificulta no desenvolvimento do seu potencial. Isso é um desafio, mas que vale a pena, pois existem muitos benefícios em manter os colaboradores millennials engajados dentro de sua empresa. Mas para colocar isso em prática, temos que entender todas suas características e seu modo de pensar, que é bem diferente do que a geração anterior está acostumada.
Nascidos após a década de 1980 e até os primeiros anos do século XXI, os millennials cresceram em um mundo totalmente conectado e viveram a revolução constante de tecnologia e informação. Esse contexto fez virarem adultos mais preocupados em fazer a diferença, com objetivos bem diferentes e uma forma de pensar distinta da geração anterior.
A consciência ambiental é muito maior e valorizam mais a experiência do que os bens materiais. Para exemplificar, crescer em um ambiente com tecnologia abundante desenvolveu características multitarefas, flexíveis, com facilidade para trabalhar em grupo e extremamente criativas. Além disso, um dos principais diferenciais é que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional vem antes de um salário alto.
Ainda assim existem três perfis de millennials:
– O focado
É o mais parecido com a geração anterior, almejando o sucesso profissional acima de tudo e agem como donos do negócio no ambiente de trabalho.
– O equilibrado
Tem o foco em equilíbrio entre o trabalho e a vida profissional, valoriza muito a saúde e quer encontrar o emprego dos sonhos para se estabilizar.
– O altruísta
É o ativista, que trabalha a favor de uma causa. Querem deixar sua marca no mundo e sentir que estão fazendo algo pelo mundo.
O principal motivo dos millennials se desmotivarem no mercado é porque suas diferenças quanto às gerações anteriores não são levadas em conta nos lugares em que trabalham. Lógico que os ambientes estão adaptados para quem já está lá, mas eles buscam algo diferente. Tanto que a avalanche de startups surgindo é obra dos millennials. Sua busca pelo novo e por uma vida mais equilibrada os deixa motivados, mas uma rotina convencional de escritório tem o efeito contrário. A solução para isso não é uma mudança drástica, e sim entender suas motivações e adaptar a empresa para atendê-las.
O primeiro passo para trabalhar bem com os colaboradores millennials é entender seu ponto de vista. Todas as características que listamos devem ser respeitadas. Existem novas maneiras de pensar nessa geração que podem trazer benefícios para a empresa, por isso ouça os millennials, que querem crescer e ajudar o local que trabalham a evoluir. Mas lembre-se de criar uma estratégia mista, para encaixar com qualquer colaborador. O conflito de gerações também pode ser esquivado estimulando o diálogo, assim o ambiente se torna estimulante para todos os lados. Mas isso não é o suficiente para estimular os millennials, ainda existem alguns pontos para você refletir.
Algumas simples atitudes vão ajudar você manter a nova geração de colaboradores engajada. Por estarem sempre buscando o equilíbrio entre o profissional e o pessoal, ser flexível, tanto nos horários quanto nas diferentes formas de trabalho, como o home office, é uma forma de conquistá-los e aumentar a satisfação. Também é importante sempre manter desafios no dia a dia, porque rotinas convencionais de escritórios os deixam entediados, e lembre-se de oferecer um propósito. Por fim, um plano de carreira é a forma de juntar tudo isso para eles possam tornar palpável o que está por vir e ficarem tranquilos.
Isso vai trazer diversos benefícios para sua empresa. Introduzindo essa geração agora, você vai ter colaboradores que vão ajudar você em curto e longo prazo, já que têm vários anos para dedicar à profissão. Além de que eles estão mais acostumados com a tecnologia, pois cresceram com ela. Será mais fácil para implementá-las no local de trabalho e os millennials ajudarão seus colegas a entendê-las, para a produtividade sr alta rapidamente.
Colocando essas dicas em prática, você ganhará aliados e ainda vai ter um índice maior de retenção de talentos na sua empresa. Além disso, vai sair na frente em relação aos concorrentes, porque logo o mercado vai ser composto em sua maioria por colaboradores millennials.
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