Manter uma dieta sem lactose nem sempre é um trabalho simples, mas felizmente nos últimos anos o número de produtos que podem compô-la tem crescido e ajudado muito quem é intolerante.
O diagnóstico da doença ocorre com quem não produz quantidades suficientes da lactase, uma das enzimas digestivas do nosso organismo, situação que acaba levando o nosso organismo a ter uma série de reações negativas.
Os sintomas são ligados geralmente com questões relacionadas ao sistema digestivo e o seu diagnóstico é bastante simples.
Para mostrar um pouco como trabalhamos com pacientes intolerantes à lactose, separamos cinco dicas que ajudam muito a deixar o cardápio mais gostoso e seguir uma dieta restritiva sem grandes dificuldades. Confira!
Aqui o universo de possibilidades é bem grande e o melhor é que elas podem aparecer nos lanches e também em receitas mais ousadas de alguns pratos.
Totalmente livres da lactose, as frutas são opções muito nutritivas que na verdade precisam fazer parte da dieta diária de todos nós. Uma dica extra aqui é tentar variar os itens que consome durante a semana, primeiro para não enjoar e segundo para que o corpo receba nutrientes diferentes com frequência.
Esse importante nutriente do nosso organismo não poderia ficar de fora dessa lista. O consumo aqui é totalmente liberado, a única questão que merece cuidado é a parte do preparo, que não pode utilizar itens que possuam lactose.
Como o leite é uma excelente fonte de proteína aqui é preciso dar bastante atenção a esse nutriente. Além das carnes, aqui você também pode optar pelas proteínas vegetais.
Escolhemos o iogurte como exemplo, mas existem uma série de outros produtos que são feitos sem lactose. Como já comentamos lá no início do conteúdo, o número de itens desse tipo tem crescido bastante e ajudado muito no desenvolvimento das dietas.
Na hora da compra desses itens só é preciso ter bastante atenção para escolher o produto certo e não correr nenhum tipo de risco.
O leite é uma das principais fontes do cálcio, nutriente responsável principalmente pela saúde dos ossos. Então quem é intolerante à lactose precisa encontrar outras fontes para que esse nutriente não falte no organismo.
Existem algumas opções disponíveis e elas irão variar muito de acordo com o gosto de cada para serem inseridas no cardápio diário. Alimentos como as nozes e a castanha-do-pará são ótimos exemplos de fácil inserção no dia a dia. Além delas a soja, os vegetais verde-escuros e a sardinha são boas fontes de cálcio que podem ajudar muito nas refeições.
Os leites e iogurtes sem lactose também podem ser fontes de cálcio, mas nesses itens a quantidade dele é bastante reduzida.
Para conferir como lidar com outras dietas restritivas e dicas de alimentação, acesse o nosso blog!
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…