A alimentação equilibrada é fundamental para uma vida mais saudável. Não é novidade para ninguém que os hábitos alimentares influenciam diretamente na qualidade de vida de uma pessoa. Quando as refeições são balanceadas, a saúde ganha em diferentes aspectos. Não é somente na saúde física e imunológica que os alimentos podem contribuir, pois alimentação e saúde mental também estão intimamente relacionadas.
Manter a saúde mental em dia nem sempre é uma tarefa fácil, afinal de contas, o estresse e as obrigações da rotina são fatores que influenciam no bem-estar e na tranquilidade. No entanto, saber como lidar com essas situações e enfrentá-las com inteligência é um excelente recurso para não deixar que elas interfiram na qualidade de vida. Mas esse assunto vai além e a alimentação também está relacionada com a saúde mental. Você já pensou sobre isso?
Qual a relação entre alimentação e saúde mental?
Não é apenas na saúde física que a alimentação tem a capacidade de interferir. Muito pelo contrário. Todas as funções do organismo podem ser beneficiadas com hábitos alimentares saudáveis, inclusive aquelas relacionadas à saúde mental. É através dos alimentos que o organismo obtém todos os nutrientes, entre vitaminas, minerais e outros, responsáveis por equilibrar o funcionamento do corpo como um todo.
Quando o assunto é saúde mental, as funções do cérebro também são beneficiadas com a ingestão de alimentos equilibrados. Nutrientes como vitaminas B e D, ferro, zinco, aminoácidos e ácidos graxos, como ômega 3, são muito importantes para a saúde cerebral. O combate a doenças comuns na atualidade, como a depressão e a ansiedade, tem na alimentação adequada um grande aliado.
Alimentos como verduras, frutas, grãos, peixes e frutos do mar são excelentes para melhorar a sensação de bem-estar e estimular a qualidade de vida do indivíduo. Os nutrientes presentes nesses itens possuem características antioxidantes e anti-inflamatórias, por isso contribuem no combate ao estresse e proporcionam mais motivação e alegria no dia a dia. Assim, é possível compreender a relação direta entre alimentação e saúde mental.
Leia também: 3 maneiras de manter a equipe motivada e engajada com o negócio
A importância das refeições equilibradas no ambiente de trabalho
Para as empresas que possuem refeitório e oferecem alimentação para seus colaboradores, é fundamental pensar em um cardápio diversificado. Os alimentos consumidos no dia a dia precisam ser balanceados e atender às necessidades nutricionais de cada pessoa. Além disso, é fundamental pensar em pratos que ofereçam ingredientes que contribuem para o bem-estar dos funcionários.
Como sabemos, o momento da alimentação é muito importante. Por isso, as empresas devem priorizar os ingredientes de qualidade, sempre de olho na variedade e na procedência dos itens. Um prato composto por proteínas, carboidratos, leguminosas, verduras e legumes diversificados é básico e extremamente importante para aliviar os efeitos negativos que o estresse pode causar. Com eles, a sensação de bem-estar é estimulada e o colaborador também encontrará toda a fonte de energia necessária para enfrentar sua rotina de trabalho com mais disposição.
A Risotolândia é referência em alimentação coletiva e desenvolve cardápios personalizados para refeitórios empresariais. Se você é gestor e está em busca de uma solução de qualidade para a sua empresa, entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre nossos serviços de refeição coletiva.
Conhecida também como estresse ocupacional, a ansiedade no trabalho é um estado de preocupação constante…
Entenda o que são benefícios corporativos, quais vantagens eles podem trazer para sua empresa e…
Segurança alimentar ocorre quando a pessoa tem acesso físico, social e econômico constante a alimentos…
Produtividade no trabalho é a relação entre a entrega de produtos ou serviços e o…
Benefícios, remuneração e ambiente de trabalho positivo: confira 7 dicas para retenção de talentos na…
Você sabia que é possível regular sua ansiedade no trabalho por meio da alimentação? Conheça…